(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RECUPERAÇÃO

Pesquisas apontam que o Brasil está muito próximo de sair da crise

Apesar de o resultado da última pesquisa divulgada pelo IBGE apontar 13,5 milhões de desempregados no Brasil, analistas acreditam em melhora no segundo trimestre


postado em 17/04/2017 15:05 / atualizado em 17/04/2017 15:40

Como em anos anteriores, a área de tecnologia é uma das que vão continuar contratando(foto: Iano Andrade/PR)
Como em anos anteriores, a área de tecnologia é uma das que vão continuar contratando (foto: Iano Andrade/PR)

Como se fosse um disco arranhado, um mantra do avesso ou um spam que o atordoa, a cada nova pesquisa revelada sobre o mercado de trabalho nos últimos anos os números sempre são negativos. O poço parece não ter fim. E ouvir de especialistas de economia que esse mercado será o último a se recuperar só piora as perspectivas. No entanto, apesar dos desafios pela frente e dos números divulgados pelo IBGE na semana passada levantando 13,5 milhões de pessoas desocupadas, outro recorde da série iniciada em 2012, há luz no fim do túnel.

Pequisas de duas empresas apontam para um futuro próximo melhor. O Índice Catho-Fipe de Novas Vagas, calculado com base nos dados de novas vagas de emprego anunciadas no site da Catho, mostrou que o número de vagas de emprego abertas no Brasil apresentou aumento de 6,6% entre fevereiro e março. Na comparação de março de 2017 e março de 2016, houve aumento de 0,3%, o que significa o primeiro depois de 39 quedas consecutivas. Por menor que seja o resultado, seguramente aponta um caminho de melhora.

Já a ManpowerGroup, empresa mundial em soluções inovadoras para contratação e gestão de pessoas, em pesquisa com 850 empregadores no Brasil e 58.293 profissionais em 43 países, coletou dados em que as intenções de contratação para o segundo trimestre do ano (abril a junho 2017) atingiram o nível de 4% no Brasil, uma vez que as variações sazonais são removidas da base de dados, apresentando crescimento de 6 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior e 4 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2017. Essas perspectivas de contratação são as mais otimistas dos últimos dois anos. A pesquisa no Brasil revela que 15% dos empregadores esperam aumentar o quadro de profissionais nos próximos três meses, 15% antecipam uma redução na equipe e 65% não preveem mudança em sua força de trabalho atual.

Em Belo Horizonte, atualmente a ManpowerGroup oferece 171 vagas. Sendo 118 de estágio, 21 analista/especialista, 18 operacional e 14 para auxiliar/especialista. Dessas, 147 são para profissionais CLT e 24 vagas para trabalho temporário. As vagas são: 133 para transporte/logística, 14 para setor educacional, 10 vagas para serviços, quatro vagas para indústria/siderurgia, três vagas para indústria/bens de consumo, três para indústria/bens duráveis, duas vagas para indústria farmacêutica, uma para a indústria química e outra no varejo.


VAGAS ABERTAS 

A Zup Innovation, empresa brasileira que possibilita a digitalização de negócios tradicionais, oferece 130 vagas até o fim do ano para Belo Horizonte. No primeiro semestre, são 50 vagas – para posições administrativas e de desenvolvimento –, e outras 80 até encerrar o ano. As 50 oportunidades abertas são para analista de requisitos, scrum master, desenvolvedores iOS e Android, desenvolvedores backend e frontend, analista de qualidade e UX/UI designer. Os interessados devem enviar os currículos para vagas@zup.com.br.

Felipe Almeida, sócio-fundador e CMO da Zup, explica que “a Zup é uma empresa que nasceu, há pouco mais de seis anos, para suprir uma demanda no mercado: a digitalização de negócios tradicionais. Hoje, temos 330 colaboradores e até o fim do ano pretendemos dobrar esse número. Especificamente em Belo Horizonte, um dos polos tecnológicos do Brasil, encontramos uma praça totalmente favorável ao desenvolvimento de nossos produtos e tecnologias. Só para o nosso escritório na cidade, projetamos 130 novos postos de trabalho, já com o objetivo de crescer ainda mais até 2018, fazendo do escritório de BH o segundo maior da Zup no Brasil”. Ele enfatiza que, “atualmente, buscamos diferentes profissionais que agreguem ainda mais ao nosso time de delivery e P&D”.

Palavra de especialista

Amir El-Kouba
Professor de gestão de pessoas em MBA's da Fundação Getúlio Vargas/Faculdade IBS e consultor empresarial


Pessimismo X otimismo

“O mercado de trabalho sinaliza com a tendência de aquecimento. A dúvida é quando (e quanto) ele vai crescer. A opinião de especialistas está dividida. Para uns já neste segundo trimestre e, para a maioria, somente no segundo semestre. Na escala de recuperação da economia, o emprego é o último a se recuperar diante da queda do consumo, aumento da inadimplência e, com o menor investimento, não se contrata. É como a engrenagem gira neste cenário, com a diminuição de oportunidades. No entanto, o otimismo é condição emocional que, ao ser deflagrada pelo empregador e trabalhador, aponta-se para uma reversão de tendência. É importante diminuir o pessimismo porque o pior já ocorreu em 2016 com o empresariado. Em relação ao trabalhador, até ganha força na mídia, ele começa a sair do pessimismo, o que influencia na autoestima. Se antes ele deixou de procurar emprego porque não adiantava ir à caça, agora ele pensa que já é o momento de retomar a luta. Com isso, aparecem alguns indicadores menos ruins.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)