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Estado de Minas

Moradores e con­ces­sio­ná­ria não querem volta do Aeroporto da Pam­pu­lha

In­ten­ção do pre­fei­to Ale­xan­dre Ka­lil de tra­ba­lhar pe­la re­a­ti­va­ção pro­vo­cou no­va re­a­ção


postado em 23/02/2017 06:00 / atualizado em 23/02/2017 18:01

Kalil defendeu a reativação do aeroporto pelas redes sociais(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Kalil defendeu a reativação do aeroporto pelas redes sociais (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)

Ao de­fen­der, pe­las re­des so­ciais, a rea­ti­va­ção do Ae­ro­por­to Car­los Drum­mond de An­dra­de, mais co­nhe­ci­do co­mo ae­ro­por­to da Pam­pu­lha, lo­ca­li­za­do no Nor­te da ca­pi­tal, o pre­fei­to Ale­xan­dre Ka­lil (PHS) rea­cen­deu nesta quarta-feira a dis­cus­são po­lê­mi­ca en­tre os mo­ra­do­res da re­gião e pro­vo­cou a rea­ção ao pro­je­to da con­ces­sio­ná­ria do Ae­ro­por­to In­ter­na­cio­nal Tan­cre­do Ne­ves, em Con­fins, na Re­gião Me­tro­po­li­ta­na da ci­da­de, a BH Air­port.

En­quan­to o con­sór­cio ven­ce­dor da li­ci­ta­ção pa­ra ad­mi­nis­trar o ter­mi­nal in­ter­na­cio­nal ale­ga que in­ves­tiu R$ 870 mi­lhões com a ga­ran­tia de que não ha­ve­ria um con­cor­ren­te na re­gião, quem vi­ve pró­xi­mo ao ae­ro­por­to da Pam­pu­lha re­cla­ma dos ris­cos de aci­den­tes e da­nos am­bien­tais.


Em­bo­ra re­co­nhe­ça que o con­tra­to for­mal não des­ta­que ne­nhu­ma cláu­su­la ga­ran­tin­do que a Pam­pu­lha não ope­ra­ria aviões a ja­to – aque­les maio­res, com ca­pa­ci­da­de mí­ni­ma pa­ra trans­por­tar 110 pas­sa­gei­ros –, a BH Air­port ar­gu­men­ta que hou­ve en­ten­di­men­to com os go­ver­nos es­ta­dual e fe­de­ral de que o ae­ro­por­to de Be­lo Ho­ri­zon­te se­ria man­ti­do ape­nas com voos exe­cu­ti­vos e re­gio­nais, com mo­de­los ATR, pa­ra até 72 pas­sa­gei­ros. “O con­tra­to foi fei­to pa­ra for­ta­le­cer Con­fins. Criar no­vas fun­ções pa­ra a Pam­pu­lha ago­ra não é al­go de mui­to sen­so”, dis­se Pau­lo Ran­gel, di­re­tor-pre­si­den­te da BH Air­port.

Se­gun­do o exe­cu­ti­vo, es­tu­dos in­ter­na­cio­nais mos­tram que em ci­da­des do mes­mo por­te de Be­lo Ho­ri­zon­te só é viá­vel a ope­ra­ção de dois ae­ro­por­tos se hou­ver mé­dia de 35 mi­lhões de pas­sa­gei­ros por ano. A ca­pi­tal mi­nei­ra, ob­ser­va Ran­gel, tem 10,65 mi­lhões de pas­sa­gei­ros em mé­dia anual. O pre­si­den­te da BH Air­port afir­mou, ain­da, que a dis­cus­são em tor­no de uma rea­ti­va­ção da Pam­pu­lha se­rá ava­lia­da pe­lo con­sór­cio.

“Es­se é um ris­co que não es­ta­va ma­pea­do no nos­so es­tu­do pa­ra 30 anos (de ope­ra­ções)”, res­sal­tou. Uma de­ci­são so­bre o ter­mi­nal de BH de­pen­de de pa­re­cer a car­go do Mi­nis­té­rio dos Trans­por­tes. Por meio de sua as­ses­so­ria de im­pren­sa, a pas­ta in­for­mou que o as­sun­to es­tá em es­tu­do.

A As­so­cia­ção dos Mo­ra­do­res dos Bair­ros São Luiz e São Jo­sé, a Pro-Ci­vi­tas, de­sa­fia o pre­fei­to Ale­xan­dre Ka­lil a vi­si­tar o ae­ro­por­to no iní­cio da ma­nhã e no co­me­ço da noi­te, ho­rá­rios con­si­de­ra­dos mais con­ges­tio­na­dos e pro­ble­má­ti­cos pa­ra quem vi­ve pró­xi­mo ao ter­mi­nal. “La­men­tá­vel que o pre­fei­to de uma ci­da­de co­mo Be­lo Ho­ri­zon­te quei­ra des­pre­zar Con­fins e rea­ti­var a Pam­pu­lha. É to­tal­men­te ina­pro­pria­do. Vo­cê tem sa­la de em­bar­que re­du­zi­da, a pis­ta só com­por­ta seis ae­ro­na­ves de gran­de por­te, o trân­si­to é caó­ti­co e não tem um es­ta­cio­na­men­to pró­prio”, diz o as­so­cia­do da Pro-Ci­vi­tas Car­los Con­ra­do Pin­to Coe­lho, avia­dor, pi­lo­to de pro­vas e pe­ri­to em aci­den­tes ae­ro­náu­ti­cos.

Mo­bi­li­da­de pa­ra Con­fins

A po­pu­la­ção lo­cal tam­bém re­cla­ma da po­lui­ção so­no­ra e do trân­si­to caó­ti­co, além do ris­co de aci­den­tes nu­ma área re­si­den­cial. “Vo­cê não tem um cor­re­dor aé­reo de­fi­ni­do e os he­li­cóp­te­ros e aviões pas­sam so­bre os gran­des pré­dios a bai­xa al­tu­ra”, re­cla­ma Car­los Con­ra­do. Pa­ra ele, a Pre­fei­tu­ra da ca­pi­tal de­ve­ria de­di­car seus es­for­ços pa­ra um pro­je­to de mo­bi­li­da­de que dê mais ra­pi­dez ao des­lo­ca­men­to até o ae­ro­por­to de Con­fins.

Na noi­te de ter­ça-fei­ra, Ale­xan­dre Ka­lil pos­tou nas re­des so­ciais Twit­ter e Fa­ce­book que “Be­lo Ho­ri­zon­te pre­ci­sa de um ae­ro­por­to. Pre­ci­sa­mos rea­ti­var o Ae­ro­por­to da Pam­pu­lha – Car­los Drum­mond de An­dra­de. Va­mos lu­tar por is­so”. A ex­pec­ta­ti­va era de que on­tem ele anun­cias­se me­di­das que vai to­mar em re­la­ção ao as­sun­to, o que não ocor­reu. A as­ses­so­ria de im­pren­sa do pre­fei­to in­for­mou ape­nas que ele vai se em­pe­nhar jun­to ao go­ver­no fe­de­ral e à Agên­cia Na­cio­nal de Avia­ção Ci­vil (Anac) pa­ra le­var no­vos voos pa­ra a Pam­pu­lha.

Ope­ram, atual­men­te, no ae­ro­por­to ape­nas voos com aviões de pe­que­no por­te, tra­je­tos em sua maio­ria re­gio­nais. Em agos­to do ano pas­sa­do, foi im­ple­men­ta­do o Pro­je­to de In­te­gra­ção Aé­rea Re­gio­nal (Pir­ma), com voos que li­gam 17 mu­ni­cí­pios mi­nei­ros a Be­lo Ho­ri­zon­te, por meio de ae­ro­na­ves de pe­que­no por­te. O pro­je­to foi lan­ça­do pe­la Com­pa­nhia de De­sen­vol­vi­men­to Eco­nô­mi­co de Mi­nas Ge­rais (Co­de­mig) e pe­la Se­cre­ta­ria de Es­ta­do de Trans­por­tes e Obras Pú­bli­cas (Se­top), pa­ra au­men­tar o mo­vi­men­to do ter­mi­nal.

 

 


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