(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Apesar da melhoria do nível dos reservatórios, situação ainda não é satisfatória

Em comparação com o ano passado, as bacias estão com volume maior. Mas ainda longe de um patamar satisfatório


postado em 13/10/2015 06:00 / atualizado em 13/10/2015 07:29

Em Três Marias o cenário é mais favorável, e nível da represa estava em 21,89% no início do mês, contra 5,08% em igual período de 2014 (foto: CBHSF/Divulgação)
Em Três Marias o cenário é mais favorável, e nível da represa estava em 21,89% no início do mês, contra 5,08% em igual período de 2014 (foto: CBHSF/Divulgação)
Depois de um ano crítico para o sistema elétrico, o país inicia um período de chuvas no aguardo da contribuição de São Pedro para aliviar o nível dos reservatórios. Em comparação com o ano passado, as bacias estão com volume maior. Mas ainda longe de um patamar satisfatório. As chuvas do início do ano associadas à operação cautelosa permitiram recuperar um pouco das usinas, principalmente do Sudeste/Centro-Oeste, região tida como crucial para o sistema. Por outro lado, sob o efeito do El Niño, a previsão é de sofrimento para o Nordeste, principalmente para o abastecimento, uma vez que o sistema elétrico interligado permite a transferência de energia entre regiões.

Segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a água armazenada nos reservatórios do Sistema Interligado Nacional em 1º de outubro é capaz de gerar 11,21% mais energia do que o volume estocado no mesmo período do ano passado. Ao todo, são 9.506 megawatts/mês disponíveis a mais. Os números refletem principalmente a melhoria de condições na região Sudeste/Centro-Oeste, única a estar com nível superior de armazenamento neste ano. A virada é explicada porque as regiões juntas somam 70,31% da capacidade de geração do sistema.

Com tal cenário, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) considera que o risco de déficit de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) é zero neste ano. “O risco zero foi observado nas simulações considerando a série histórica e a série sintética, que é mais conservadora e mostra simulações de cenários hidrológicos mais severos do que os já observados”, diz trecho de nota do comitê publicada depois de reunião na quinta-feira. No ano passado, no auge da crise, o risco ultrapassou 20%, sendo o aceitável pelo governo até 5%.

Exemplo da mudança de patamar dos reservatórios neste ano pode ser observado em Minas Gerais. A usina hidrelétrica de Três Marias no ano passado atingiu os menores níveis da série histórica. Em outubro de 2014, o reservatório marcava 5,08%. Neste ano, estava em 21,89%. “Em algumas bacias, o cenário é mais favorável, como é o caso, principalmente, de Três Marias e Camargos”, afirma o engenheiro de Planejamento do Sistema Elétrico da Cemig, Ivan Carneiro. “Nas duas usinas, o estado atual de armazenamento, melhor que 2014, é fruto da gestão da defluência que foi implementada em 2014 e se manteve ao longo de 2015”, afirma.


Com o baixo patamar de Três Marias, um colegiado dialogou sobre os rumos da bacia nos últimos meses. Para garantir o fornecimento de água para os municípios situados antes do reservatório, a vazão defluente foi reduzida drasticamente a patamares mínimos. Por segundo, saíam apenas 80 metros cúbicos do reservatório. Com as chuvas acumuladas até maio no Sudeste e dada a situação do reservatório de Sobradinho, na Bahia, a vazão aumentou.

Em 29 de setembro, o volume foi elevado para mais de 500 metros cúbicos por segundo, patamar mais de seis vezes superior ao anterior. “O aumento da defluência é fruto de simulações intensas e análises de diversos cenários meteorológicos que apontaram ser necessário a elevação da vazão para preservação dos estoques de Sobradinho”, afirma Carneiro. Segundo ele, a expectativa é de reduzir a água liberada em dezembro. Depois de três anos seguidos com níveis críticos do índice pluviométrico, a expectativa da Cemig é de vazões afluentes em patamar próximo ao da média histórica para o período chuvoso.

PRESSÃO MENOR O presidente do Instituto Acende Brasil, Cláudio Sales, considera melhor a situação no Sudeste/Centro-Oeste neste ano, mas diz que no Nordeste se passa o contrário. “Do lado do consumo, graças à famigerada recessão, o consumo tem caído tirando pressão da demanda. Estamos falando de cenários de pressão negativa da demanda. Mesmo assim, tendo que acionar quase 100% das térmicas, não é um cenário de conforto”, adverte. Ele acrescenta que a entrada em operação de usinas no Rio Madeira e de Belo Monte ajudaram a mitigar os problemas.

O especialista alerta que, apesar do risco reduzido de déficit energético, a possibilidade de “apagões” não está descartada. Isso porque, segundo ele, o baixo nível das represas no Nordeste dificulta os ajustes de carga em dias de maior demanda por causa do calor. “Esses ajustes dependem da energia hidráulica. Com os níveis muito baixos na região, deixa de contar com esse potencial”, afirma Sales.

• Sobradinho vive drama


A situação aparentemente mais confortável em Três Marias esconde o drama de Sobradinho. O aumento da vazão está diretamente ligado ao baixo volume do reservatório baiano, hoje em 7,67%. A liberação de mais água é necessária para suprir a baixa de chuvas no Nordeste. Neste ano, com a ocorrência do fenômeno meteorológico El Niño, a expectativa é de chuvas intensas no Sul do país e seca nas regiões Norte e Nordeste. No Sudeste, segundo a Cemig, não há “caracterização específica”.

“As previsões não estão ainda muito bem definidas. A expectativa é que possa chover para melhorar o nível hídrico”, afirma o coordenador do Alto São Francisco do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Márcio Pedrosa. Sem chuvas, a projeção é de que em um mês Sobradinho atinja a estaca zero do volume útil em menos de um mês. No mês passado, o volume médio de chuvas no Nordeste ficou em 44% da série histórica, enquanto na região Sudeste/Centro-Oeste a média foi de 121%.

Por sinal, o aumento da vazão em Três Marias visa inclusive postergar (ou evitar) o problema. Pedrosa, no entanto, adverte que, com isso, as projeções para a represa mineira foram modificadas. Em reunião na semana passada com integrantes do comitê, a Cemig apresentou que a projeção é de o reservatório atingir 2,5% do volume, em dezembro. A previsão anterior era de 10% para o mesmo período.

Bola de neve


Se o impasse da Conta de Desenvolvimento Econômico (CDE) impacta diretamente no bolso dos consumidores, na outra ponta, na geração de energia, também há um imbróglio de difícil solução, provocado por outra avalanche de liminares. O gargalo, nesse caso, são dívidas de mais de R$ 20 bilhões de usinas hidrelétricas por conta do GFS (Generation Scaling Factor, na sigla em inglês), que determina um percentual de garantia física. Esse rombo também deve ser pago pelo consumidor, seja via bandeiras tarifárias ou Encargo de Energia de Reserva (EER), cobrados na fatura de cada brasileiro. O GFS está em discussão na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o governo estuda uma forma de mudar a repactuação do risco hidrológico de geração de energia elétrica.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)