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Estado de Minas

Projeto de novo terminal do Aeroporto de Confins recebe aval da Anac

Anac aprova parcialmente anteprojeto da BH Airport, que já tem aval para as obras. Cronograma soma 6 meses de atraso


postado em 29/05/2015 06:00 / atualizado em 29/05/2015 07:42

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou parcialmente o anteprojeto para construção do segundo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Mesmo com a necessidade de serem feitos ajustes, o aval permite à BH Airport finalmente tirar o projeto do papel. Antes disso, é preciso obter o licenciamento ambiental necessário. A tendência é que a construção comece no mês que vem, com atraso de seis meses em relação ao que era previsto. Pelo contrato, a obra deve ser concluída até 30 de abril de 2016.

Depois de uma série de reprovações – foram pelo menos quatro –, a agência reguladora aprovou o estudo de engenharia apresentado pela empresa. A liberação completa, no entanto, depende da correção de alguns pontos. Segundo a BH Airport, as revisões já foram feitas. “Tais ajustes foram protocolados e tiveram análise iniciada em 20 de maio, sem prazo para conclusão”, afirma, em nota, a Anac. Os pontos reprovados não são revelados pelo governo federal.

Paralelamente, a BH Airport concluiu o projeto básico e deu início à elaboração do projeto executivo. “A concessionária tem condições de iniciar as obras”, diz a empresa. Com maior nível de detalhamento, a concessionária que administra o aeroporto deu abertura ao processo de licenciamento no último dia 12. A Superintendência Regional de Regularização Ambiental emitiu o formulário de orientação básica com os passos a serem seguidos na obtenção da licença de instalação (LI). Não há previsão para a aprovação.

No contrato, a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República estimava em R$ 680 milhões os investimentos nas primeiras grandes obras da concessão. Além do novo terminal, a empresa é obrigada a ampliar o pátio de aeronaves e o estacionamento até abril do ano que vem. Para isso, a BH Airport terá que correr contra o tempo. Serão aproximadamente 11 meses para entregar todos os projetos.

A empresa tem parâmetros mínimos a serem seguidos na construção do novo terminal. O espaço tem que ocupar área de aproximadamente 78,6 mil metros quadrados, tendo 11 portões com pontes de embarque para aeronaves código C e outros três para código E.
Apesar do avanço na construção do novo terminal, a obra de ampliação do espaço já existente está paralisada. A Justiça Federal vetou a tentativa da Infraero de romper o contrato com o consórcio Marquise/Normatel, depois de o grupo sinalizar pela não continuidade da obra. Pouco mais da metade do projeto foi executado. A continuidade da obra depende da negociação da continuidade da reforma. O contrato de concessão prevê a possibilidade de a BH Airport assumi-lo em caso de problema. Mas, antes disso, é aguardada a definição judicial.

CONTRA O TEMPO A construção do terminal de passageiros 2 é exigência contratual da concessão do aeroporto de Confins. A obra é o primeiro grande projeto previsto ao longo do contrato. A BH Airport deve entregá-la até 30 de abril de 2016. A expectativa da concessionária era iniciar as obras em dezembro do ano passado. Mas a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) reprovou as primeiras versões do anteprojeto. Isso impediu o início das obras no prazo. Nova versão foi aprovada parcialmente em abril e a empresa apresentou as correções na semana passada. Os ajustes estão em análise pela agência reguladora, mas a situação já permite o início das obras.


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