(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Montadoras suspendem a produção em junho; Fiat para por cinco dias

No início do mês, a montadora italiana concedeu férias coletivas de 20 dias a 2 mil empregados


postado em 28/05/2015 08:31 / atualizado em 28/05/2015 12:58

No dia 1.º, 2 mil trabalhadores da Fiat retornam de férias de 20 dias(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
No dia 1.º, 2 mil trabalhadores da Fiat retornam de férias de 20 dias (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Com o estoque elevado e as vendas de veículos em queda, fabricantes suspenderão a produção ou vão operar parcialmente a partir da próxima semana. Inicialmente, as medidas vão afetar quatro montadoras, com pelo menos 34,7 mil trabalhadores em casa, em férias coletivas ou licença.

A Fiat vai parar toda a produção em Betim, na Grande BH, de 8 a 12 de junho, afetando 16 mil metalúrgicos. Procurada pelo em.com.br, a montadora informou que "após o feriado de Corpus Christi, irá realizar parada técnica nas linhas de produção com o objetivo de ajustar os estoques às demandas de mercado."

Segundo o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos Betim, José Nunes, a paralisação é um reflexo do mercado. "A própria empresa está tomando essa medida para não demitir", disse. No dia 1.º, 2 mil funcionários retornam de férias de 20 dias, a quarta neste ano. A fábrica começou o ano com a paralisação tradicional em razão das festas de Natal e ano-novo, recorreu à parada técnica de três dias em março e dispensou por 20 dias em abril um contingente de 2 mil empregados. A Fiat tem, ao todo, 19 mil empregados na unidade mineira, onde fabrica 3 mil veículos por dia, a maioria, funcionários da produção.

Outras montadoras

A General Motors interrompe toda a produção de automóveis na fábrica de São Caetano do Sul (SP) praticamente o mês todo - de 1º a 28 de junho. Os quase 5,5 mil trabalhadores da produção terão férias coletivas no período. Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos local, Aparecido Inácio da Silva, "quase 8 mil carros deixarão de ser produzidos".

O sindicalista calcula que a unidade tenha 80 mil carros em estoque. Na filial de São José dos Campos (SP), também estão previstas férias coletivas em junho para 1,7 mil trabalhadores do setor de veículos, mas a data ainda não foi divulgada. A GM não comentou o assunto. Silva informa ainda que a GM insiste na demissão de 819 metalúrgicos que devem voltar de lay-off (suspensão temporária dos contratos) no dia 9. Na unidade, há ainda outros 900 operários em lay-off até outubro.

Na Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo (SP) os 7 mil funcionários da produção ficarão em casa por 15 dias, a partir de segunda-feira, período em que as linhas de caminhões e ônibus serão interrompidas. A empresa também conclui na sexta-feira, 29, a demissão de 500 funcionários que estão em lay-off.

Também em São Bernardo, os 3,4 mil operários da Scania ficarão em casa na primeira semana do mês. Já os 2,8 mil trabalhadores da Ford em Camaçari (BA) retornam de dez dias de férias coletivas no dia 4.

Em abril, o estoque total de veículos nas fábricas e concessionárias era de 367,2 mil unidades, o equivalente a 50 dias de vendas. De acordo com dados da Anfavea, a maior parte estava concentrada nas concessionárias, onde havia 235,8 mil veículos (32 dias de vendas), enquanto nas fábricas o estoque era de 131,4 mil veículos (18 dias). O setor considera ideal um estoque equivalente a 30 dias de vendas.

Diferentemente do que foi informado anteriormente, a Fiat não irá conceder férias coletivas aos seus funcionários. Segundo a empresa, a Fiat, o termo correto é parada técnica até 12 de junho nas linhas de produção.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)