(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aéreas pedem rotas flexíveis durante a Copa

As empresas querem poder cancelar voos que não terão demanda durante a Copa sem ser penalizadas e ganhar agilidade para criar voos extras


postado em 25/10/2013 09:37 / atualizado em 25/10/2013 09:49

As companhias aéreas pediram que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) flexibilize as regras de alteração de malha aérea durante o período da Copa do Mundo. O argumento das empresas, apresentado na quarta-feira, é o de que a demanda por passagens aéreas será alterada durante a época dos jogos e exigirá ajustes de última hora para transportar as torcidas.

As empresas querem poder cancelar voos que não terão demanda durante a Copa do Mundo sem ser penalizadas e ganhar agilidade para criar voos extras. Hoje, as regras da Anac punem empresas com alto índice de cancelamentos de voos, por exemplo, com perda de slots (horários de pouso ou decolagem) em aeroportos concorridos, como Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

“Hoje, as empresas levam 90 dias para trocar o horário de um voo”, explicou o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz. Só a aprovação do horário do voo leva 30 dias na Anac. Segundo ele, o resultado dos jogos influenciará na demanda por voos e exigirá ajustes rápidos na malha das empresas.

“O resultado de um jogo de Espanha e Bósnia em São Paulo definirá em que cidade as duas seleções jogarão em cidades seguintes. Se a Espanha ganhar e o próximo jogo for em Fortaleza, haverá uma demanda, hipoteticamente, de oito aviões de São Paulo para Fortaleza. Se a Bósnia ganhar, será necessário apenas um”, disse Sanovicz. “O futebol é imprevisível. É precisamos que tenhamos essa possibilidade de ajuste.”



Dependência


O presidente da Abear ressaltou que a malha da Copa não está pronta e será definida após o sorteio das chaves, no dia 6 de dezembro. As companhias querem ter a possibilidade de fazer outras alterações de última hora. O tema está em discussão neste momento dentro da Anac.

Sem definições das chaves, as agências de turismo fizeram reservas nos voos estão considerando diversos cenários para os jogos. “O bloqueio dos assentos pelas agências é três vezes a demanda real”, disse o diretor de planejamento de malha aérea da Gol, Claudio Borges.

Preços

Essas reservas “preventivas” fazem com que os voos da malha regular que estão à venda pelas empresas tenham altas taxas de ocupação neste momento, o que influencia na precificação das passagens ainda disponíveis. É por isso, segundo ele, que os preços cobrados durante os jogos da Copa estão elevados.

Com o sorteio das chaves, a expectativa das companhias é de que as agências liberem boa parte dos voos previamente reservados - cerca de dois terços. Com isso, o preço pode cair em destinos de menor demanda. Já os destinos que se confirmarem como sede de jogos importantes poderão ter os preços ainda mais elevados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)