(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bancos devem investir em infraestrutura, diz Augustin


postado em 05/06/2013 11:55 / atualizado em 05/06/2013 12:24

O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, falou nesta quarta-feira, 5, sobre a necessidade de as instituições financeiras de desenvolvimento participarem do processo de investimento em obras de ferrovias, rodovias, portos e aeroportos, que são hoje alvo de concessões. Arno destacou que, "nos últimos quatro anos e pouco", o Programa de Sustentação de Investimento (PSI) já desembolsou mais de R$ 200 bilhões. "E estamos com um programa de investimento em logística que, no próximo período, vai exigir dezenas de bilhões em investimentos", afirmou.

O secretário disse ainda que o Brasil não tem tempo para esperar e precisa fazer essas coisas todas andarem. "O papel do financiamento do desenvolvimento regional exige celeridade, menos burocracia." Ressaltou a importância do financiamento de longo prazo no Brasil e a necessidade de se criar instrumentos para isso. "Já criamos alguns como as debêntures, mas há uma cultura a ser criada. O Brasil está saindo do vício da taxa de juros de curto prazo", afirmou. "Precisamos criar os instrumentos de financiamento de longo prazo, incluindo o setor privado".


Segundo ele, a curva de captação externa do Brasil tem melhorado devido aos melhores fundamentos do País, mas disse que não faria um "comentário específico" sobre os efeitos da medida tomada na terça-feira, 4, pelo governo, de zerar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para investimento estrangeiro em renda fixa, que tinha alíquota de 6%. Falou, entretanto, que a redução do IOF "facilita a melhora no perfil dos títulos brasileiros".

Arno Augustin participou, nesta quarta-feira, 5, do seminário O Papel das Instituições Financeiras de Desenvolvimento no Desenvolvimento Regional e o Fomento ao Investimento Privado de Longo Prazo, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ABDE).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)