(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PESQUISA IPEAD/UFMG

Mercado imobiliário tem queda de 27% nas vendas em Belo Horizonte

Número de lançamentos e velocidade de vendas também tiveram quedas. Sinduscon-MG diz que baixas não vão influenciar e espera por crescimento em 2013. Castelo e Buritis dominam número de unidades à venda em BH


postado em 05/03/2013 11:53 / atualizado em 05/03/2013 11:55

O mercado imobiliário registrou queda de 27,11% nas vendas em 2012 na comparação com o ano anterior em Belo Horizonte, de acordo com resultados da Pesquisa Construção e Comercialização, realizada pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis da UFMG e divulgada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG).

No ano passado foram comercializadas 2.716 unidades, contra 3.726 em 2011. Além da queda nas vendas, o mercado da capital registrou queda de 29,04% nos lançamentos: foram 2.488 lançamentos em 2012, contra 3.506 no ano anterior.

A queda nos dois fatores resultaram em mais uma baixa em 2012 para o mercado imobiliário. Com menos lançamentos e comercialização, a velocidade de venda, indicador que demonstra o dinamismo da comercialização de imóveis, teve queda de 4,24% em relação à média de 2011.


Apesar dos números desanimadores, o Sinduscon-MG analisa o resultado da pesquisa como uma tendência repetida em outras capitais e reflexo da macroeconomia brasileira. A tendência, segundo a entidade é de crescimento. "Essas reduções não significam que o mercado imobiliário vivenciará um período de retração. Ao contrário. O segmento está buscando se ajustar às novas condições, equilibrando oferta e demanda e a tendência é de crescimento mais sustentado. Assim, o segmento imobiliário deverá voltar a apresentar bons resultados em 2013 e também nos próximos anos", diz o sindicato.

A pesquisa consultou 100 empresas de construção na capital mineira e não contabiliza todas as vendas do mercado, especialmente em unidades usadas. No entanto, os dados conseguem retratar sim o dinamismo do segmento em Belo Horizonte. Na análise de desempenho de faixas espefícifcas, um dos nichos de mercado teve alta de vendas: as unidades na faixa de R$ 100 mil até R$ 250 mil são as únicas que tiveram crescimento na comercialização: 12,01%.

Polos de Crescimento


A pesquisa feita pelo Ipead/UFMG confirma também dois bairros de destaque nas vendas e lançamentos em Belo Horizonte. O Buritis, na Região Oeste da capital, respondeu por 20% dos novos apartamentos disponíveis para venda em 2012. Em segundo lugar, vem o Castelo, na Pampulha, com 12,53% das unidades.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)