(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aneel define alta média de 11,23% para consumidores da Cemig


postado em 29/01/2013 14:38 / atualizado em 29/01/2013 15:46

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira a proposta de terceiro ciclo de revisão tarifária periódica para a Cemig, com aumento médio de 6,36%, sendo uma queda de 2,51% para indústrias e um aumento de 11,23% para residências. Os valores ainda passarão por consulta pública e, se aprovadas, as novas tarifas devem ser aplicadas a partir de 8 de abril. O reajuste vai diminuir o impacto da redução de 18,14% anunciada pelo governo federal como parte do pacote para diminuir o custo da energia elétrica.

A redução de 18,14% corresponde a uma revisão tarifária extraordinária promovida pelo órgão regulador nas empresas de distribuição. As revisões extraordinárias ocorrem quando há mudanças significativas nos custos dos componentes tarifários, para mais ou para menos, que precisam ser repassadas para os consumidores. A tarifa com redução de 18,14% ficará em vigor até o próximo dia 7 de abril, quando a Cemig passará pela revisão tarifária ordinária, igualmente prevista no contrato de concessão, e as novas tarifas serão publicadas.



Percepção da redução na fatura

O consumidor vai perceber a variação decorrente da revisão tarifária extraordinária na fatura em março próximo. Isso acontece porque as datas de leituras das contas de energia são distribuídas ao longo do mês, de forma que, em fevereiro, os consumidores pagarão a parcela do consumo ocorrido antes de 24 de janeiro, com a tarifa antiga, e a outra parte do consumo, posterior à mesma data, com a tarifa nova.

Por exemplo, o consumidor cuja leitura for realizada em 8 de fevereiro próximo, terá, em fevereiro, metade de sua energia (equivalente a 15 dias de consumo, de 9/1 a 23/1) faturada pela tarifa anterior e a outra metade (equivalente ao mesmo período de tempo, de 24/1 a 7/2), pela tarifa agora publicada. A partir de março, todos os consumidores receberão a contas com as novas tarifas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)