(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

País está pronto para explicar caso de vaca louca na OMC


postado em 12/12/2012 16:07

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura Ênio Marques, viaja na próxima semana para Genebra, na Suíça, onde se reunirá com diplomatas brasileiros que atuam junto à Organização Mundial de Comércio (OMC), para repassar informações sobre a constatação da presença do agente patogênico da doença da "vaca louca" num animal que morreu em dezembro de 2010 no Paraná.

O governo brasileiro se baseia no comunicado da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para contestar as possíveis restrições e embargos às importações brasileiras de carne bovina. Após receber relatório sobre a ocorrência, a OIE manteve o status do Brasil de "risco insignificante" para Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), o nome científico da enfermidade.

Ênio Marques ficará em Genebra nos dias 19 e 20 de dezembro. Na sexta-feira ele participa de reunião na OIE, para discutir a criação de um fundo global de cooperação na área de saúde animal. Ele afirmou que o governo brasileiro está pronto para dar explicações aos países importadores sobre o "caso que é único", pois a vaca era apenas portadora da EEB e morreu de forma súbita, sem apresentar os sintomas da doença, que degenera os animais.


Japão

Marques explicou que a restrição anunciada pelo governo japonês partiu dos órgãos ligados à área de saúde e não à agropecuária. Ele afirmou que o adido brasileiro em Tóquio está dialogando com as autoridades japonesas, que pediram o preenchimento de um questionário para se analisado por um comitê de especialistas antes de qualquer decisão sobre a retirada do embargo.

Em relação à Rússia, Ênio Marques afirmou que o secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Célio Porto, que está em Moscou para acompanhar a comitiva da presidente Dilma Rousseff, se reuniria ontem com o serviço de defesa agropecuária russo, o Rosselkhoznadzor, Sergey Dankvert. A reunião já estava agendada para discutir os acertos finais para a retirada do embargo russo às carnes do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso, imposto em junho do ano passado.

Marques afirmou que o Ministério da Agricultura, na última sexta-feira (07), enviou para os principais compradores da carne brasileira, entre os quais a Rússia, um relatório com o histórico detalhado do caso que só veio à tona na semana passada. Segundo ele, o secretário Célio Porto aproveitou para conversar sobre o assunto e os russos afirmaram que estão analisando os relatórios. Marques afirmou que ainda não recebeu uma posição do secretário Porto sobre a retirada do embargo aos Estados Brasileiros.

Em relação às notícias sobre o embargo às importações por parte do Irã, o secretário Ênio Marques disse que o governo brasileiro não recebeu nenhum comunicado oficial. O Irã é o sétimo principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, respondendo por 5,8% dos embarques. Na Venezuela, o setor privado pediu ao governo que suspenda a importação de carne bovina e de gado vivo do Brasil. A Venezuela é o quinto maior mercado das exportações brasileiras de carne bovina.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)