(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Graça nega retirar refinarias de projetos da Petrobras


postado em 16/10/2012 15:20 / atualizado em 16/10/2012 15:52

A presidente da Petrobras, Graça Foster, negou nesta terça-feira que esteja em estudos pela estatal a retirada definitiva dos projetos das refinarias Premium I e II, que serão sediadas no Ceará e no Maranhão. Essa possibilidade foi levantada por fontes à Agência Estado, caso o governo não

promovesse até o início de 2012 um novo reajuste de gasolina e diesel capaz de financiar os investimentos da companhia. "Isso não procede. Não vamos cortar. Não procede mesmo, até porque a Petrobras precisa das refinarias. Gostaríamos que elas já estivessem operando", afirmou a executiva, depois de participar de homenagem promovida pela Lide-Rio, no Copacabana Palace.

Graça admitiu a possibilidade de a Petrobras negociar parcerias para a construção das duas refinarias. Entretanto, ressaltou que uma associação não teria principal objetivo a redução do investimento direto da Petrobras, mas sim a tecnologia que o novo parceiro pudesse agregar ao projeto. Ela citou como exemplo uma eventual participação de empresas chinesas com expertise neste segmento. "O Cosenza, já conversou com alguns", disse ela, referindo-se a reuniões feitas pelo diretor de Abastecimento, José Carlos Cosenza, com possíveis parceiros.

Desinvestimento é preciso para gerar caixa


A presidente da Petrobras, Graça Foster, reafirmou nesta terça-feira que o desinvestimento anunciado pela Petrobras em seu planejamento estratégico é necessário para a companhia gerar caixa para viabilizar novos projetos. A executiva, porém, voltou a ressaltar que nenhum projeto prioritário será incluído integral ou parcialmente no plano de venda de cerca de US$ 14 bilhões em ativos. "Desinvestimento será apenas de ativos com pouca ou nenhuma sinergia", disse a Graça.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)