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Estado de Minas

Havaianas completa 50 anos com sandália especial

Para os 50 anos, Havaianas lança uma edição limitada com 100% da renda revertida para projetos do UNICEF no Brasil, em favor da infância e da adolescência


postado em 29/06/2012 15:01 / atualizado em 29/06/2012 15:32

Para comemorar os 50 anos das sandálias Havaianas, a marca lança um modelo especial, inspirado no principal marco de sua história, uma homenagem aos consumidores que contribuíram com a trajetória da empresa. São dois modelos comemorativos: o que lembra aquele originalmente lançado em 1962, de solado branco e tira colorida, e o de uma cor só, simulando aqueles de solado virado. Serão produzidos 50 mil pares da nova sandália, que será vendida no Brasil, Estados Unidos, Europa e em outros países. E para celebrar o momento, 100% da receita líquida da venda dos produtos será revertida ao projeto Selo Unicef, iniciativa do fundo voltada aos municípios brasileiros para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

(foto: DIvulgação/Havaianas )
(foto: DIvulgação/Havaianas )

A inspiração da sandália comemorativa foi a virada da marca que aconteceu nos anos 90, quando as pessoas tiveram a ideia de virar a sola das Havaianas para cima, criando a sandália de uma cor só, o que precisava pra inovar e lançar as Havaianas Top. Depois disso milhares de estampas, modelos e cores, que o mundo todo usa foram lançados.

A marca surgiu na década de 60, quando a Alpargatas decidiu criar um calçado acessível ao bolso de qualquer brasileiro. Inspirada na sandália japonesa de palha de arroz (Zori), as Havaianas chegaram ao mercado em borracha, com palmilha em textura que reproduz o “grão de arroz” da palha. Em 1994, a marca se reinventou com a criação da Havaianas Top, linha de sandálias monocromáticas, em cores alegres e alinhadas com as tendências da moda.

Outro marco foi em 1998, na Copa do Mundo de Futebol, que inspirou o lançamento das Havaianas Copa, uma sandália com uma pequena bandeira do Brasil na tira. A Copa acabou e os brasileiros não ficaram com a taça, mas, a pedido dos consumidores, o modelo permaneceu com o nome Havaianas Brasil, tornando-se um produto de referência à cultura brasileira.

Ao longo desses anos, a marca sempre buscou novidades, criando a Havaianas Slim com tiras finas e delicadas. A cada nova coleção, Havaianas cria aproximadamente 100 novos modelos com diferentes estampas e combinações de core. Além disso, a marca criou novas categorias de produtos com a marca Havaianas tais como meias, toalhas, chaveiros, pins, além da linha de sneakers e alpargatas Soul Collection.

Hoje, a sandália está presente em mais de 80 países. No Reino Unido, o Espaço Havaianas está instalado na ShoeGalleries, da Selfridges, em Londres. Na França, as sandálias conquistaram lugar exclusivo nas lojas de departamento Courir e Galeries Lafayette, ambas em Paris. A Espanha foi outro país onde a marca ampliou sua presença, além de 12 shop-i-shop de Havaianas na rede de lojas El Corte Inglês, possui loja própria em Barcelona. A marca tem ainda outras seis lojas próprias no exterior (Londres, Paris, Nova York (Bloomingdale´s), Roma, Barcelona e Valência).


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