(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Apesar de expansão, indústria ainda opera abaixo do patamar de 2011


postado em 03/04/2012 11:28

A produção industrial brasileira cresceu 1,3% de janeiro para fevereiro, com altas registradas em 18 das 27 atividades pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar disso, a indústria ainda opera bem abaixo do patamar de 2011. Comparando apenas fevereiro deste ano com o mesmo período do ano passado, houve queda de 3,9%.

Quando analisados os dois primeiros meses deste ano, a indústria acumula uma redução de 3,4%, na comparação com o mesmo período de 2011. “Essa recuperação [da indústria em fevereiro, em relação a janeiro] não suplanta ainda o patamar histórico da série. Neste momento, a indústria encontra-se 3,4% abaixo do seu ponto mais elevado, que foi alcançado justamente no final do primeiro trimestre do ano passado, quando a indústria vinha em um ritmo mais intenso de produção”, disse o pesquisador do IBGE, André Macedo.

No primeiro semestre de 2011, a indústria havia tido um aumento de 1,7% na produção, em relação ao mesmo período de 2010. No terceiro trimestre do ano passado, foi registrada uma estabilidade. Já no último trimestre de 2011, houve uma queda de 2,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Na comparação dos dois primeiros meses de 2012 com o mesmo período do ano passado, 15 das 27 atividades tiveram queda na produção, com destaque para veículos automotores (-27,6%) e máquinas para escritório e equipamentos de informática (-20,9%). Já entre as 12 atividades com aumento na produção, destacam-se outros produtos químicos (6,9%) e refino de petróleo e álcool (6,2%).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)