Comer, beber e amar

Sabores das montanhas de Minas ganham destaque em Monte Verde

Festival gastronômico reúne 23 estabelecimentos entre 1º e 27 de setembro e transforma a Serra da Mantiqueira em cenário para experiências que celebram ingredientes, receitas e criatividade mineira

Publicidade
Carregando...

Monte Verde, na Serra da Mantiqueira, se prepara para celebrar uma das melhores expressões da identidade mineira: a gastronomia. Entre 1º e 27 de setembro, a terceira edição do Gastronomia nas Montanhas reunirá 23 estabelecimentos em um circuito que transforma restaurantes, cozinhas e espaços do destino em vitrines dos sabores das montanhas de Minas Gerais.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Mais do que um festival, a programação propõe uma viagem pelos aromas e ingredientes que dão personalidade à cozinha da Mantiqueira. Queijos, trutas, geleias, chocolates, cachaças, cafés, carnes, doces e receitas de inspiração mineira aparecem em criações que aproximam tradição e contemporaneidade.

O ponto alto acontece de 25 a 27 de setembro, quando Monte Verde recebe estandes gastronômicos, Cozinhas Show, workshops, atividades para crianças e apresentações musicais. A programação é gratuita e, no dia 26/9, integra o Circuito Sesc Amantikir, com atrações de jazz, blues e Música Instrumental Brasileira.

Realizado pela MOVE – Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região e pela Prefeitura de Camanducaia, com apoio do Sindicato Patronal Serras Verdes e do Sebrae Minas, o festival também aposta na qualificação dos empreendedores. O chef Fagner Fagundes trabalhou individualmente com os restaurantes participantes, auxiliando na criação dos pratos e na formação de preços.

A proposta é fazer com que o visitante não apenas coma bem, mas descubra, à mesa, um pouco da história e da identidade da Mantiqueira. “O festival fortalece o setor gastronômico de Monte Verde como um todo e ajuda a impulsionar o comércio local ao atrair muitos turistas”, afirma Rebecca Wagner, presidente da MOVE.

Entre os participantes estão O Trutário, Alameda Suíça, Villa Donna Bistrô, Jam e Jelly Geleias, The Tudo Um Porco Monte Verde, Cachaça Bendita Truta, Casa da Vovó, Mamma Mia, Hugel Bar & Gastronomia, Canto da Araucária, Mauna Poke, Cucina da Villa, Pizza da Águia, Sítio Teko Porã, Confraria Monte Verde, Bergamo Restaurante, Cocoa Sil – Fábrica de Chocolate Bean to Bar e Colibris Gastronomia, entre outros.

A abertura do circuito, em 1º de setembro, terá uma oficina de cozinha ítalo-mineira no Manduca Artesanal, com preparo de Risoto Mineiro e Fagiolata. No dia 23/9, o Villa Donna Bistrô recebe o chef Fagner Rodrigues e a chef confeiteira Carol Mesquita para um Festim, jantar compartilhado com entradas, pratos principais e sobremesa.

Uma mesa nas montanhas

Evento ocorre em mesa de 40 metros de comprimento para 100 convidados
Evento ocorre em mesa de 40 metros de comprimento para 100 convidados Mesa para 100/ Divulgação

Antes mesmo do festival começar, Monte Verde já entra no clima da celebração. Neste sábado (22/8), a Pousada Suíça Mineira recebe o Mesa para 100, experiência gastronômica que reunirá cem convidados em uma mesa de 40 metros instalada ao ar livre.

A experiência começa com drinks autorais e antepastos, incluindo queijos brasileiros, e segue com entradas, pratos principais e sobremesa harmonizados com vinhos, espumantes e cervejas especiais. Música ao vivo, artistas locais e DJ completam o encontro.

Idealizado pelo chef Helvécio Maciel, o projeto percorre seis cidades em 2026 e busca valorizar a gastronomia regional, estimular o turismo e aproximar produtores, chefs e visitantes.

Em setembro, porém, é Monte Verde que assume o protagonismo. Entre o frio da Mantiqueira, o perfume das araucárias e a hospitalidade mineira, o festival mostra que viajar pelas montanhas também pode ser uma experiência de sabor — feita de receitas afetivas, ingredientes locais e novas interpretações da cozinha de Minas.

Programação

25 de setembro – sexta-feira
17h – Abertura dos estandes
18h – Abertura oficial
19h30 – Francis Rosa e banda

26 de setembro – sábado
11h – Cozinha Show com Fagner Rodrigues
12h – Mantiqueira Blues / One Man Band
13h30 – Cozinha Show com Sônia Kohen e chefs convidados
14h30 – Zamat Band
16h – Cozinha Show com Breno Lerner
17h – Blues Family
18h30 – Cozinha Show com André Yuki Yoshikai
20h – The Simi Brothers & Goldie Pipes

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

27 de setembro – domingo
11h – Abertura dos estandes
11h – Oficina infantil com Eduarda Botelho
12h30 – Mariana Salvaterra
14h30 – Maurício Rádio Taxi
16h – Alessandra Pinheiro
17h – Orquestra Camanducaiense de Viola Caipira

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay