Vai viajar sozinha? Seis dicas de segurança para qualquer lugar
Planejamento e atenção constante podem salvar a vida de mulheres durante uma viagem; cuidados extras devem ser sempre bem vindos
compartilhe
SIGA
Seja a lazer ou a negócios, planejamento e atenção constante podem minimizar os riscos de qualquer qualquer viagem. Adotar certas práticas, desde a escolha da hospedagem até os deslocamentos diários, pode salvar sua vida.
Cada destino pode ter suas particularidades, mas algumas precauções são universais e podem fazer toda a diferença. Confira, a seguir, seis dicas importantes principalmente para mulheres que vão viajar sozinhas.
Leia Mais
Viagem frustrada? 7 dicas para não cair em roubadas com hospedagem
Agências de turismo credenciadas garantem segurança e direitos
1. Pesquise a fundo sobre a hospedagem
Antes de reservar o hotel, leia avaliações recentes de outras mulheres. Verifique a localização exata no mapa e use a visualização de rua para conhecer a vizinhança. Dê preferência a locais com recepção 24 horas e boas avaliações sobre segurança.
2. Compartilhe seu roteiro detalhado
Envie para alguém de confiança seu itinerário completo, incluindo voos, endereços onde você passará e contatos. Mantenha essa pessoa atualizada sobre mudanças de planos e combine horários para se comunicarem.
Como evitar perrengues em viagens internacionais? Veja dicas essenciais
Três filmes para inspirar mulheres a viajarem sozinhas pelo mundo
3. Use a tecnologia como aliada
Mantenha seu celular sempre carregado. Aplicativos de mapas permitem compartilhar sua localização em tempo real com contatos de emergência. Tenha os números da polícia local e de serviços de emergência salvos no telefone.
4. Mantenha a atenção ao seu redor
Evite andar com fones de ouvido em volume alto ou distraída com o celular em locais desconhecidos, principalmente à noite. Observe o movimento nas ruas e confie na sua percepção sobre pessoas e ambientes.
Se um lugar, uma pessoa ou uma situação não parecer segura, afaste-se imediatamente. Não se preocupe em parecer rude ou exagerada. Sua segurança vem sempre em primeiro lugar.
GPS e botão de pânico: a tecnologia a favor da segurança de motoristas
Viajar com IA? Veja os riscos de deixar a tecnologia planejar seu passeio
5. Cuidado com o transporte
Opte por aplicativos de transporte conhecidos ou serviços de táxi credenciados. Sempre confirme a placa do carro e o nome do motorista antes de entrar no veículo.
Em transportes públicos, evite vagões vazios e mantenha seus pertences junto ao corpo.
6. Converse com moradores e funcionários
Ao chegar ao destino, pergunte na recepção do hotel ou para comerciantes locais sobre áreas que devem ser evitadas. Pessoas que frequentam o local podem oferecer informações valiosas que não estão em guias turísticos.
Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
*Estagiária sob supervisão do editor João Renato Faria