POLÍCIA

Câmeras em fardas diminuem a violência policial? A tecnologia responde

O debate sobre as recentes operações policiais reacende a discussão sobre o uso de bodycams

Publicidade
Carregando...

A implementação de câmeras corporais nas fardas dos policiais militares foi proposta com o objetivo de facilitar a segurança pública por meio da apuração dos crimes e garantir mais segurança aos policiais e aos cidadãos. A discussão, que não é nova, ganha força a cada novo caso de violência, levantando a questão sobre a real eficácia da medida para aumentar a transparência e reduzir o uso excessivo da força.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

As câmeras corporais, ou bodycams, são pequenos dispositivos acoplados aos uniformes que gravam em áudio e vídeo toda a atuação do agente em serviço. A ideia é criar um registro imparcial das abordagens, que possa ser usado como prova em investigações, proteger o cidadão de abusos e também resguardar o policial de falsas acusações. A gravação contínua inibe ações inadequadas de ambos os lados.

A implementação da tecnologia busca responder a uma demanda social por mais controle e responsabilidade na atividade policial. A simples presença do equipamento pode mudar o comportamento dos envolvidos em uma ocorrência, incentivando uma postura mais cautelosa por parte dos agentes e uma maior colaboração por parte dos civis. O material capturado serve como um elemento objetivo para avaliar a conduta durante operações.

Resultados na prática

Experiências em estados que já adotaram o sistema em larga escala, como São Paulo, com seu programa de Câmeras Operacionais Portáteis (COP), apresentam dados relevantes. Uma pesquisa, divulgada em maio de 2023 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, demonstra que a redução chegou a 62,7% nas mortes por intervenções de policiais militares em serviço, a maioria (76,2%) em batalhões que faziam parte do programa de câmera corporal.

Contudo, o debate sobre o uso das bodycams ainda enfrenta desafios. Ele envolve, principalmente, a forma de garantir sua aplicação correta e como financiar sua expansão (por se tratar de um equipamento caro), para que os resultados positivos observados em alguns locais possam se tornar uma realidade nacional, fortalecendo a confiança da população nas forças de segurança.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.

Tópicos relacionados:

cameras policia

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay