FORA DA REALIDADE

Chat GPT tenta representar empresário brasileiro e resultado diverte a web

Perfil pediu para a inteligência artificial criar uma imagem de um empresário nacional, mas a ferramenta não fez uma representação satisfatória

Publicidade

Que imagem vem à sua cabeça quando pensa em um homem empresário brasileiro? O engenheiro de software Gustavo Caetano pediu para que o Chat GPT, ferramenta gratuita de inteligência artificial, que criasse uma versão realista de um brasileiro. Ele ainda lançou um desafio no X, antigo Twitter: a cada 20 curtidas em sua publicação, pediria para a IA deixar o personagem “ainda mais brasileiro”.

A primeira imagem mostrava um homem com pele clara, cabelos escuros e barba em um escritório padrão. Ao todo, ele fez 10 aperfeiçoamentos. Na primeira nova versão, o empresário aparece como um negro, com gravata verde e amarela e broche de bandeira do Brasil no terno. O escritório também é decorado com o símbolo e um quadro de uma praia.

Ao pedir para deixar o homem mais brasileiro, o Chat GPT criou uma imagem de um rapaz negro retinto – ainda usando as cores nacionais. “Mais brasileiro pra IA = mais preto”, observou o engenheiro. Na terceira vez, até o terno se torna verde e amarelo. “Agora temos um Coringa brasileiro”, brincou Gustavo, se referindo à expressão facial do personagem.

Os olhos arregalados agora são acompanhados de um sorriso bem aberto. O homem também mudou sua roupa e, nessa versão, veste uma fantasia de carnaval, com adereço na cabeça. “O maluco virou um bicheiro carnavalesco travadaço em pó”, definiu o perfil.

A partir de então, os elementos carnavalescos vão aumentando e a expressão facial estranha se mantém. Na quinta versão, o empresário é retratado com cores neon e pele azulada. As próximas imagens geradas pela IA mostram uma figura humana no espaço, mesclando paisagens brasileiras, animais, elementos indígenas e carnavalescos. “Dotado de iluminação conseguida pelas ervas, ele aboliu o trabalho em sua empresa, instituiu Carnaval 365 dias por ano e hoje vive em paz”, elaborou o engenheiro.

O resultado da brincadeira divertiu a web. “Ficou uma mistura de John Cena com Carmen Miranda”, comparou um perfil. “O Cristo Redentor fugindo de medo desse ser no final me pega demais”, reparou outro. O monumento carioca aparece de costas, no fundo da foto. “Virou um Cavaleiro do Zodíaco”, comentou um terceiro internauta.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay