Exames de rotina

O que é arritmia cardíaca e qual a gravidade da doença do jogador Oscar?

Entenda a condição do meia do São Paulo e a importância de checapes periódicos que todo mundo deveria fazer

Publicidade
Carregando...

Após exames de rotina realizados pelo São Paulo visando a temporada 2026 detectarem alterações cardíacas no meia Oscar, o atleta de 34 anos estaria cogitando a possibilidade de se aposentar.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Nessa terça-feira (11/11), o clube do Morumbi publicou uma nota nas redes sociais em que informou que o jogador apresentou alterações em testes e foi levado ao Einstein Hospital Israelista, onde permanece em observação. Segundo o clube, seu quadro é estável.

Revelado na base do tricolor e de volta ao clube no início desta temporada após mais de uma década atuando no exterior, Oscar tem contrato válido até 2027.

Em uma publicação nas redes sociais, o meia agradeceu as mensagens de apoio que recebeu nas últimas horas."Vai ficar tudo bem, se Deus quiser", escreveu o atleta, que ainda deve passar por novos exames nesta quarta-feira (12/11).

Aposentadoria

A possibilidade de uma aposentadoria precoce foi abordada durante entrevista de Carlos Belmonte, diretor de futebol do São Paulo. "Se o Oscar estiver bem, apto, contamos com ele para a temporada de 2026. Se o Oscar não estiver [bem] ou tomar uma decisão pessoal de não jogar mais, vamos apoiar a decisão do atleta", afirmou o dirigente a jornalistas na noite de terça-feira, após o sorteio dos grupos do Campeonato Paulista de 2026.

"O Oscar é um menino que merece todo nosso respeito, muitíssimo dedicado, então vamos aguardar. A gente conta com o Oscar em 2026, se ele estiver apto. Se ele decidir parar, vamos negociar a saída", acrescentou.

O que é arritmia cardíaca?

A arritmia cardíaca é uma alteração no ritmo dos batimentos do coração. Em condições normais, o órgão bate de forma regular e compassada, mas na arritmia ele pode acelerar, desacelerar ou pulsar de maneira desordenada e irregular.

Essa condição pode ter diversas causas e nem sempre representa um quadro de alta complexidade. No entanto, exige uma investigação médica detalhada para identificar a origem do problema e definir o tratamento mais adequado, especialmente em atletas de alto rendimento, que submetem o corpo a um esforço físico intenso.

Próximos passos para a recuperação

O São Paulo confirmou que Oscar ficará afastado das atividades em campo por tempo indeterminado. O foco principal, neste momento, é garantir a saúde e o bem-estar do jogador, sem qualquer pressão para um retorno precipitado aos gramados.

Durante as próximas semanas, ele passará por novos exames e será monitorado constantemente pela equipe médica do clube. O objetivo é entender a causa da arritmia e garantir que não haja riscos para sua volta ao esporte de alto nível.

Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.

Tópicos relacionados:

arritmia-cardiaca coracao jogador oscar saude

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay