x
Saúde

O que é neurite vestibular, doença que fez Dilma Rousseff ser internada

A neurite vestibular geralmente é confundida com a labirintite; a ex-presidente deve receber alta nos próximos dias

Publicidade
Carregando...

Neurite vestibular, uma inflamação que afeta o nervo responsável pelo equilíbrio, foi a causa da internação da ex-presidente Dilma Rousseff, de 77 anos, em um hospital de Xangai, na China, na última sexta-feira (21). Ela mora na cidade chinesa desde que foi indicada pelo governo brasileiro para comandar o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco do Brics.

Segundo nota divulgada nesta terça-feira (25) pela assessoria da ex-presidente, Dilma responde bem ao tratamento e permanece internada conforme o protocolo médico.

A expectativa é de que receba alta nos próximos dias. Ainda de acordo com o comunicado, a ex-presidente tem mantido atividades de trabalho normalmente durante a internação.

O que é neurite vestibular?

É um distúrbio causado pela inflamação no nervo vestibular, também conhecido como 8º nervo, que ajuda a controlar o equilíbrio. Segundo artigo publicado no Manual MSD, o vestíbulo é uma parte do ouvido interno. Os sintomas incluem uma crise súbita de vertigem, ou seja, a falsa sensação de que tudo a sua volta está girando, aponta o Manual MSD.

Tratamento

Ainda de acordo com o texto, escrito por Mickie Hamiter, da Universidade de Columbia, a maior parte das pessoas descreve essa sensação como tontura. A condição também causa deixa a pessoa incapaz de se equilibrar ou andar em linha reta.

A vertigem (ou tontura) pode vir acompanhada de náuseas, vômitos e um movimento involuntário dos olhos de um lado para o outro (nistagmo).

Para diagnosticar a condição é indicado ressonância magnética em alguns casos.

Diferenças para a labirintite

 

Enquanto a neurite vestibular inflama o ramo do nervo responsável pelo equilíbrio, a labirintite afeta o labirinto e pode causar também problemas auditivos, segundo o médico Rodrigo Cesar Silva.

O que causa?

Infecções virais, como viroses respiratórias, herpes zóster (vírus da catapora), podem causar a inflamação do nervo. O tratamento depende da causa. Em artigo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, os tratamentos incluem corticosteroides, antivirais e exercícios de reabilitação vestibular, feito com exercícios para estimulação do sistema vestibular.

Entre eles, exercícios de estabilidade do olhar, alterações posturais e caminhada.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay