
Projeto em BH promove inclusão e acessibilidade a pessoas surdas
Após um ano de atuação, iniciativa de shopping da capital aumenta pontos de contato para atendimento gratuito em Libras, em tempo real
compartilhe
Siga noO mês de setembro destaca a luta pela inclusão das pessoas surdas no Brasil, propondo debates e celebrando conquistas. Na quinta-feira (26/9), o Dia Nacional do Surdo é parte do período dedicado à conscientização sobre o tema, que atravessa o mês todo, também chamado de Setembro Azul. O Boulevard Shopping BH celebra um ano da implementação do ConVersar, expandindo a atuação do projeto que amplia a acessibilidade comunicativa entre surdos e ouvintes no mall.
O ConVersar consiste em uma plataforma de videoconferência, que disponibiliza intérpretes virtuais de Libras em tempo real. Com um celular com internet, colaboradores e clientes podem escanear os QR Codes distribuídos por diversos locais do shopping e utilizar o recurso para intermediar a comunicação, promovendo inclusão e acessibilidade. Por meio da ferramenta, é possível traduzir em Libras e intermediar compras e informações.
20/09/2024 - 10:38 Novos tratamentos contra o Alzheimer: revolução ou ilusão? 20/09/2024 - 12:51 Bebidas alcoólicas têm relação com pelo menos 6 tipos de câncer 20/09/2024 - 14:30 Subespécie de bactéria da boca pode estar associada ao câncer colorretal
Entre essa sexta-feira e a próxima terça (20 a 24/9), o shopping reúne, respectivamente, colaboradores e lojistas, para uma nova rodada de treinamentos sobre possibilidades e recursos da plataforma. Até então, diversas lojas contavam com QR Codes nas suas vitrines. Agora, o projeto também pode ser acessado através das mesas da praça da alimentação, no espaço família, espaço cliente, guichês de estacionamento e na recepção da administração do shopping. Além disso, os colaboradores dos times de seguranças e limpeza, muitas vezes acionados pelos clientes para obter informações, irão contar com os QR Codes no verso dos seus crachás, para tornar este atendimento ainda mais ágil.
O cinema do Boulevard também é parceiro do ConVersar através do Programa Cineart Acessível, que garante a experiência inclusiva através de recursos de audiodescrição, legendagem descritiva e Libras. Existem alguns aplicativos para smartphones e tablets, criados para proporcionar esta acessibilidade. São eles: Movie Reading, Greta e Mobi Load. Para as pessoas surdas, basta baixar os aplicativos, encontrar em qual deles está o filme a ser visto, fazer download do filme e selecionar a opção tradução em libras.
- Vacina contra pólio: gotinha vai acabar? Entenda
- Qual é a idade certa para o aparecimento dos cabelos brancos?
Em parceria com a Associação LADES - Liberdade, Autonomia, Dignidade e Equidade para Surdos -, o Boulevard receberá três instituições no Dia Nacional do Surdo, para uma sessão de cinema, estabelecendo maior diálogo com a comunidade.
“Nós entendemos que a acessibilidade é um direito de todos. Queremos que as pessoas surdas aproveitem os nossos serviços em sua totalidade, este dia será importante pra ampliarmos este diálogo e termos esse feedback para sabermos o que ainda podemos melhorar. Ampliamos o ConVersar, mas a ideia é sempre buscar o aprimoramento das nossas práticas”, comenta a gerente de marketing do Boulevard Shopping, Nadinne Matos.
Além do atendimento em Libras, o Boulevard também disponibiliza cadeiras de rodas e/ou scooters elétricas para pessoas com mobilidade reduzida, banheiros exclusivos para portadores de deficiência física e abafadores de ruídos, vagas de estacionamento, sessões de cinema inclusivas, empréstimo de cordão de doença invisível e de kits de autorregulação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Grande parte destas iniciativas estão disponíveis no espaço cliente, localizado no segundo piso do mall.
Mais informações:
https://boulevardshopping.com.br/
https://www.facebook.com/BoulevardShoppingBH/
https://www.instagram.com/boulevardbh/
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia