
Jovem perde visão de um olho por conta das lentes de contato
Mau uso das lentes provocou uma infecção que levou a jovem à cegueira
compartilhe
Siga noA jovem Lara Brandão Tironi compartilhou no TikTok como acabou cega de um olho por causa de uma infecção associada ao mau uso de lentes de contato. Segundo a garota. Ela foi infectada por um protozoário chamado acanthamoeba, que devora a córnea.
Na primeira publicação, com mais de 8 milhões de visualizações, ela conta que tinha miopia e trocou os óculos pelas lentes por recomendação médica. “Coisas que minhas lentes de contato fizeram por mim: remover minha skin de nerd esquisita porque não precisava mais do óculos: 10/10; me deixar cega de um olho: -1000/10. Achei meio desnecessário”, escreveu.
Em outro relato, com mais de 1 milhão de visualizações, Lara contou que começou a usar as lentes no ano passado. “Comprei as lentes em uma ótica. O que aconteceu foi culpa minha. Tinha o hábito de ficar coçando os olhos, o que causou uma laceração da córnea. Também usava as lentes no banho, o que favoreceu a infecção por acanthamoeba, um protozoário que vive na água. Não queria assustar ninguém nem desestimular o uso das lentes", afirmou.
O protozoário se alimenta da córnea, causando dor e sensibilidade à luz. A acanthamoeba, também chamada de AK é comum no solo e nas águas, incluindo torneiras, piscinas e banheiras. “Se você quer usar lente, ouça o que o médico indicar e siga à risca o que ele diz. Se você acha que não vai conseguir, que não é uma pessoa higiênica, não use lente de contato", alertou Lara.
27/06/2024 - 08:29 Emendas da OMS não incluem prisão a quem recusar a vacina contra a gripe aviária 27/06/2024 - 09:16 Estudo associa uso frequente de remédios para dormir a maior risco de demência 27/06/2024 - 10:02 Descoberta substância (secretada por fungos) para combater cárie dental
Segundo pesquisadores da Universidade de Londres, usar lentes reutilizáveis pode aumentar em até 3,8 vezes o risco de contaminação pela ameba se comparado com as lentes descartadas diárias. O estudo ainda mostra que alguns comportamentos aumentam o risco, incluindo dormir de lentes ou tomar banho, coisas que Lara disse que fazia.
O caso da brasileira não é exclusivo: os cientistas afirmam que, a cada dez casos da infecção, nove são causados por maus hábitos. A doença pode ser prevenida trocando as lentes reutilizáveis pelas descartáveis.
Além disso, é importante higienizar as mãos antes de pegar as lentes, bem como deixá-las em soluções higienizadoras específicas antes e depois do uso. O líquido dos estojos deve ser trocado todos os dias e a caixinha, uma vez por mês.