Ao lançar sua linha de produtos capilares, a cantora Beyoncé Knowles revelou ter psoríase no couro cabeludo -  (crédito: Instagram/Reprodução)

Ao lançar sua linha de produtos capilares, a cantora Beyoncé Knowles revelou ter psoríase no couro cabeludo

crédito: Instagram/Reprodução

Ao lançar sua linha de produtos capilares, a cantora Beyoncé Knowles revelou ter psoríase no couro cabeludo. “Tenho muitas lembranças lindas ligadas ao meu cabelo [...] Desde passar a infância no salão da minha mãe até meu pai aplicar óleo no meu couro cabeludo para tratar minha psoríase – esses momentos foram sagrados para mim”, disse ela. Embora muitas pessoas não saibam, doenças de pele também podem afetar o couro cabeludo. E uma delas é a psoríase – que assim como a caspa causa descamação.

“A psoríase do couro cabeludo pode ser localizada no topo da testa, atrás das orelhas e da nuca, ou mesmo cobrir a cabeça inteira como um capacete. Estamos falando de uma doença crônica de caráter inflamatório, imunomediada, que também pode estar associada à predisposição genética. Em casos graves, o paciente pode ter perda permanente de cabelos”, afirma o médico, professor do Instituto Lapidare nos cursos de dermatologia, tricologia, transplante capilar (cirurgia capilar) e medicina estética, Danilo S. Talarico. "A psoríase é uma doença relativamente comum, geralmente se apresenta com placas vermelhas e descamativas com escamas prateadas, acompanhadas de coceira, comumente vista nos joelhos e cotovelos, mas que também pode aparecer em outras regiões, inclusive no couro cabeludo", acrescenta o médico. O couro cabeludo é um dos locais mais comuns da psoríase, afetando metade de todos os que sofrem de psoríase.

Em indivíduos predispostos, a doença pode se manifestar por hábitos de vida, incluindo estresse emocional, obesidade, tabagismo e etilismo, além de diabetes, pressão alta e alterações do colesterol. Para identificar os sintomas, Danilo explica que, na psoríase, as placas costumam ser maiores e mais grossas, deixando o couro cabeludo com aspecto esbranquiçado, com escamas muito mais aparentes, de coloração prateada. “Mas, no início do quadro, elas podem se apresentar de forma semelhante à caspa. Um outro diferencial é que, na psoríase, as placas não respeitam a delimitação dos cabelos, podendo atingir a pele, especialmente na nuca. Essas placas costumam coçar bastante, a ponto de apresentar um leve sangramento, chamado de orvalho sangrante, o que gera dor, queimação e ardência", elucida Danilo.

Leia: O que é a microtraição e como lidar com ela no relacionamento?

A doença pode se relacionar com a queda capilar. “Pacientes com psoríase no couro cabeludo podem experimentar uma queda de cabelo temporária. Há registros de casos mais graves, no entanto, essa perda do cabelo pode ser até permanente, por isso é importante não cutucar a cabeça e nem tentar remover manchas escamosas, pois isso pode acabar quebrando o cabelo e dificultando o crescimento”, argumenta Danilo.

O tratamento para psoríase no couro cabeludo varia de uma pessoa para a outra, dependendo da gravidade do quadro, da intensidade dos sintomas e do quanto isso afeta a qualidade de vida do indivíduo. “O tratamento vai desde o uso de shampoos com ativos calmantes, até corticoides, ácido salicílico e imunomoduladores", diz Danilo. “Além disso, alguns medicamentos podem ser utilizados, como metotrexato, retinoides sistêmicos e imunobiológicos, com boa resposta e remissão das lesões, oferecendo qualidade de vida a esses pacientes”, aponta.