Se engana quem pensa que, em festas como a folia do momo, o risco de contusões não existe -  (crédito:  Kira/Pixabay)

Se engana quem pensa que, em festas como a folia do momo, o risco de contusões não existe

crédito: Kira/Pixabay

 

É costume do brasileiro fizer que o ano só começa de verdade mesmo depois do carnaval. E, este ano a festa do momo chega mais cedo ainda: a partir do dia 08 de fevereiro, uma quinta-feira, está aberta a temporada de desfiles e blocos carnavalescos pelo país.

Atrelada à folia e diversão, é nítido também os cuidados que os foliões devem ter em relação ao corpo, especialmente em relação às articulações, afinal de contas, muitos acabam passando muitas horas em pé,  o que aumenta as chances de lesões nos membros inferiores, como as pernas.

De acordo com a profissional de educação física da Bodytech Brasília, Larah Melo, uma dica importante é trabalhar os músculos pelo menos três vezes por semana, além de trabalhar exercícios focados no cardio de, pelo menos, 20 minutos, para conseguir aguentar os dias de folia.

Leia: O carnaval está chegando! Já está preparado para a folia?

“Um treino multiarticular, ou seja, que engloba todas as musculaturas do corpo, sem exageros quanto a carga, para não se lesionar, além do cardio, reduzem significamente as chances de você ficar cansado nessa maratona da folia”, pondera Larah Melo.

Atenção especial com a lombar

Entre as partes mais trabalhadas, a especialista dá ênfase a região lombar: “O tempo em que ficamos em pé na folia demanda muita sobrecarga ao eixo axial. Um ótimo trabalho de fortalecimento alinhado às demais musculaturas é de extrema importância a fim de se evitar dores posteriormente”, ressalta Larah, complementando que, durante a folia, é recomendado fazer um trabalho de retorno venoso, ou seja, flexão plantar no solo (20 repetições a cada 3 horas) ajudando assim na nossa circulação e sobrecarregando menos nosso coração. 

Contusões 

Se engana quem pensa que, em festas como a folia do momo, o risco de contusões não existe. De acordo com Larah, da mesma forma que atividades no cotidiano, durante os dias de folia também estamos sujeitos a perigos como contusões e lesões.

“Com o famoso ‘empurra-empurra’, há uma grande probabilidade sim, e os números pós folia também confirmam esses acidentes. Por isso, a melhor dica é se divertir de maneira segura, evitando ficar aglomerado em um mesmo local, e procurando o seu espaço dentro do bloco”, sugere a profissional.

Leia: Carnaval BH 2024: como fica o cenário LGBTQIAP+ após desistência de alguns blocos?

Já quanto à nutrição, Larah Melo sugere a inclusão de um café da manhã reforçado, além da inclusão de proteínas na dieta, já que o folião tende a ficar por muitas horas em pé e na mesma posição: “ É importante que, inicialmente, não se faça dietas ríspidas ou passar fome antes de ir. Um café da manhã reforçado; um bom arroz com feijão e a proteína; frutas que possuem bastante água em sua composição e não esquecer por um minuto da água".