Calendário vacinal em dia é item fundamental que não pode ser esquecido no planejamento das férias -  (crédito: Freepik)

Calendário vacinal em dia é item fundamental que não pode ser esquecido no planejamento das férias

crédito: Freepik

Seja para descansar, se divertir ou viver novas aventuras, o planejamento de férias envolve uma série de questões, do orçamento, a escolha do destino, programação de roteiros e passeios, até o guarda-roupa adequado e a arrumação das malas. No meio disso tudo existe um item fundamental que não pode ser esquecido no planejamento das férias: o calendário vacinal em dia.

Estar com as vacinas atualizadas é essencial para garantir férias seguras. A temporada é um período de grande circulação de pessoas de todas as partes e também de maior concentração em alguns destinos e atrações. Além disso, cada lugar tem em seu ambiente diferentes doenças e agentes infecciosos com os quais se pode entrar em contato na viagem.

Segundo a médica infectologista e consultora de imunização do Sabin Diagnóstico e Saúde, Ana Rosa dos Santos, “dependendo do destino, a exposição a determinados agentes e vetores aumenta muito a chance de um indivíduo adoecer e propagar doenças, principalmente se ele não estiver atento às adversidades e adequadamente protegido. É importante que o viajante esteja ciente não só quanto às recomendações de vacinação para a região que irá visitar, mas também às recomendações estabelecidas por seu país e de algumas regiões e continentes para ter uma viagem tranquila e estar protegido contra determinados agentes infecciosos”.

Por exemplo, em países tropicais, como o próprio Brasil, vizinhos sulamericanos e a África, é importante estar em dia com a vacina de febre amarela. O imunizante contra essa doença precisa ser aplicado a cada dez anos por toda a vida. Em determinados lugares, ter a vacina contra certas doenças pode até mesmo ser obrigatória para a entrada no país.

"As férias são momentos de lazer e descontração, não vale a pena colocar os planos em risco por ter deixado de se vacinar antes. Ter o calendário vacinal é importante até mesmo se for ficar em casa”, destaca Ana Rosa.

No Brasil, o período do verão (dezembro a março) é marcado por chuvas e um aumento da circulação do Aedes aegypti, vetor do vírus causador da dengue, doença que se torna mais frequente nessa época do ano. A COVID-19 também segue sendo uma preocupação, especialmente em espaços que favorecem a aglomeração e as constantes mutações virais. Para as duas doenças, há vacinas disponíveis. Além delas, para os destinos nacionais, as vacinas contra febre amarela, hepatite A e hepatite B também contribuem para uma viagem mais segura.

Leia: Oito dicas para recarregar a energia no novo ano

A vacinação não apenas protege o indivíduo que recebe a imunização, mas também favorece a proteção coletiva, evitando a propagação de doenças contagiosas. Na hora de preparar as malas antes da próxima aventura, é importante não se esquecer de incluir a vacinação no checklist de itens essenciais, o que deve ser feito pelo menos quatro semanas antes do passeio.

Veja as regiões de maior risco para doenças que já possuem prevenção por meio de vacinas:

Sarampo: quem embarca para a Europa deve se prevenir contra o sarampo. Desde 2011, o continente enfrenta uma epidemia da doença. Viajantes não imunizados e aqueles que não têm certeza disso devem rever se estão com esquema completo de duas doses da vacina tríplice viral antes de embarcar para países europeus. África, Ásia e Oceania também têm focos da doença.

Coqueluche: inúmeros casos ocorrem em vários países desenvolvidos, acometendo pessoas que, ao longo do tempo, perderam sua imunidade. Se você se vacinou quando criança ou adolescente, hoje precisa tomar uma dose da vacina dTpa, que tem como objetivo prevenir contra a coqueluche. A dTpa é uma vacina que protege contra a coqueluche, difteria e tétano. Essa imunização é associada, ainda, à vacina da poliomielite inativada (dTpa/VIP), outra doença que não circula mais nas Américas, mas ainda está presente em alguns países da África.

Hepatite A: quem viaja para locais onde a hepatite A é endêmica, como determinadas regiões da América Latina, África Subsaariana e Sudoeste Asiático, deve estar imunizado. Nesses locais, a endemia se apresenta em diferentes níveis, que vão de alta a média e a vacina é uma proteção segura e eficaz.

Hepatite B: pessoas não imunizadas que viajam para países de alta endemicidade apresentam alto risco para a infecção com o vírus da hepatite B. Essa é uma doença sexualmente transmissível e pode ser disseminada por hábitos como relações sexuais desprotegidas, uso compartilhado de drogas, tatuagens feitas com materiais não descartáveis, entre outros.

Meningite meningocócica: a vacina é indispensável para quem vai para a região conhecida do Cinturão da Meningite, na África. A imunização é, inclusive, uma exigência do Ministério da Saúde da Arábia Saudita. O cinturão corta o continente africano do Senegal à Etiópia. A meningite meningocócica é uma doença endêmica transmitida por um portador assintomático, ou seja, de pessoa a pessoa, principalmente em aglomerações, e tem grande potencial epidêmico. A vacina da meningite meningocócica quadrivalente contra os sorogrupos A,C,W135,Y é liberada para uso no Brasil e encontra-se nas clínicas de imunização.