Autobronzeadores conferem um bronzeado dourado e ajudam na manutenção da cor -  (crédito: Freepik)

Autobronzeadores conferem um bronzeado dourado e ajudam na manutenção da cor

crédito: Freepik

Com a chegada do verão, muita gente vai se expor ao sol e curtir os momentos na praia, na piscina, no quintal, onde puder. Mas muitas vezes não sobra tempo pra fazer isso com a frequência desejada e aquele corpo bronzeado pode acabar desbotando.

De acordo com a dermatologista Lilian Delorenze, é preciso pegar sol de maneira responsável, com precauções necessárias antes de se expor. “Uso de filtro solar, ingestão de líquidos, e a exposição de forma moderada e nos horários certos, antes das 10h ou após às 16h, são medidas inegociáveis”, pontua a especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

O próximo passo é manter a cor por mais tempo. A dermatologista ensina:

Pré sol

Atenção à hora do banho

Se você gosta de tomar uma ducha antes de ir à praia, desapegue do hábito. “Isso porque ele retira a oleosidade que produzimos como proteção natural da pele”, explica a médica Lilian Delorenze.

Aliado ao filtro solar, invista em antioxidantes tópicos que ajudam a neutralizar os danos oxidativos - podem ser usados via oral ou em cremes. “É importante se atentar que o fator mínimo de proteção é o FPS 30”, alerta a dermatologista.

Leia: Cabelo, sol e piscina: como recuperar a saúde dos fios

Alimentação é tudo

Antes ou depois da exposição solar, consuma alimentos ricos em betacaroteno, o que auxilia no processo de bronzeamento e na manutenção da cor. “Por isso, invista em alimentos como abóbora, batata-doce, beterraba, cenoura, manga e mamão”, diz a médica. O betacaroteno também pode ser encontrado em alguns vegetais folhosos, como agrião, brócolis, couve, espinafre e repolho.

Pós sol

Capriche no hidratante

No banho depois da praia, use e abuse das loções de tratamento. Lembre-se que sua pele perdeu muito da hidratação natural devido ao sol e à agua salgada. Portanto, é hora de repor. No rosto, utilize antioxidantes para neutralizar os radicais livres e uma boa dose de hidratantes à base de água. Os ativos evitam que a pele crie bolhas, descame ou fique manchada após o contato com o sol. Além disso, repõe a água perdida durante o dia.

Água é fundamental

Beba de dois a três litros por dia. “Dessa forma, a pele que foi exposta ao sol mantém a hidratação e a probabilidade de ressecar e descascar diminui”, conta Lilian. E tome banho com água gelada. Além de aliviar a sensação de calor, ela impede que a pele resseque. Uma temperatura muito alta pode causar desconforto.

Utilize reforços

“Os autobronzeadores conferem um bronzeado dourado e ajudam na manutenção da cor. O ideal é aplicar o produto uma vez por semana”, ressalta a dermatologista.

O dresscode do verão

As roupas podem influenciar na manutenção do bronzeado. “Peças de algodão e de cores claras são as mais indicadas, tanto para manter a cor como para proteger da radiação solar”, orienta. Além disso, como a pele fica sensível pós sol, é bom evitar o uso de roupas grossas e apertadas que podem causar atrito e provocar machucados e deixar a pele manchada.

Controle a tentação

A vontade é grande, mas evite puxar a pele que descascada. De acordo com Lilian, o ideal é usar uma loção corporal várias vezes ao dia, a fim de segurar o bronzeado e não deixar a pele ressecada e manchada. Durante o banho, também vale massagear a pele suavemente com as mãos para que a pele vá se soltando naturalmente.

Cuidados com certos alimentos junto ao sol

Lilian Delorenze ressalta que alguns alimentos devem ficar longe na hora da exposição solar, uma vez que causam queimaduras e manchas na pele. É o caso de frutas cítricas como o limão, tangerina e lima da pérsia, que podem causar queimaduras de segundo grau. Por outro lado, sorvetes ou sucos feitos com essas frutas também são perigosos. "As crianças são mais descuidadas, o picolé derrete e pinga no corpo, por isso os pais devem dobrar a atenção nesta época do ano", aconselha.