PRESIDENTE

Carne: setor quer Lula para reverter embargo europeu e cota chinesa

A avaliação no setor privado é que agora é preciso deflagrar uma negociação política encabeçada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Publicidade
Carregando...

As associações que representaram os setores exportadores de proteína animal pediram ao Ministério das Relações Exteriores e ao Ministério da Agricultura e Pecuária que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se envolva diretamente nas negociações para derrubar o veto europeu aos produtos brasileiros e ao sistema de cotas imposto pela China. 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A avaliação no setor privado é de que os esforços técnicos do governo para reverter as decisões da União Europeia e dos chineses chegaram ao limite e que agora é preciso que haja uma negociação política de alto nível que envolva diretamente o o presidente. O pedido é para que o Lula procure a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente da China, Xi Jinping, para acelerar as tratativas.

No caso da União Europeia, a partir de 3 de setembro o bloco deixará de comprar produtos brasileiros de origem animal.  Um documento publicado pelos europeus no início de junho justifica o bloqueio: diz que o Brasil foi excluído da lista de produtores aptos a exportar para a região por não ter apresentado as informações necessárias para comprovar que sua produção atende às exigências sobre o uso de antimicrobianos destinados ao tratamento e à prevenção de infecções em animais.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

As restrições da China são de outra ordem. O governo de Pequim criou um regime de cotas para a compra de carne de vários países e, nessa leva, o Ministério do Comércio determinou que o limite total de importações neste ano seja de 2,7 milhões de toneladas. A maior cota dentro desse limite, de 41,1% (1,1 milhão de toneladas), é destinada ao Brasil. O problema é que esse limite já foi alcançado em julho. A partir do teto, a decisão dos chineses estipula uma taxação de 55% aos exportadores.

Tópicos relacionados:

donald-trump economia lula tarifaco

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay