O Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santos (Sinhores) cobrou explicações da Keeta, novo aplicativo de delivery da gigante chinesa Meituan, sobre uma série de reclamações de empresários a respeito de práticas abusivas na primeira semana de funcionamento. O Keeta começou a operar em Santos no dia 30.

A coluna teve acesso a um documento enviado neste sábado, 8, à Keeta, no qual o presidente do sindicato, Arthur Veloso, e o diretor de Delivery, Gustavo Gaia, apontam práticas consideradas abusivas, como descontos compulsórios e falta de transparência nos serviços oferecidos.

Segundo Veloso e Gaia, empresários relatam descontos aplicados sem autorização, problemas técnicos no aplicativo, ausência de suporte adequado, contratos com páginas em outro idioma, bloqueio da autonomia dos restaurantes na edição de preços e promoções e até inadimplência em consumos realizados por funcionários da Keeta durante o período de testes da plataforma.

No documento, o sindicato afirma que a postura observada tem sido percebida como “intransigente e pouco transparente” e que as manifestações soam como um “sinal de alerta” logo no início da operação da empresa no Brasil.

A entidade reforça que não medirá esforços para combater práticas abusivas e defende um mercado “livre, competitivo e ético”, que assegure condições justas para os estabelecimentos parceiros.

A Keeta foi procurada pela coluna para se manifestar sobre as reclamações do sindicato, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço continua aberto para manifestações.

Outro lado

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A Keeta enfatiza que quaisquer descontos são discutidos diretamente com os restaurantes antes da assinatura dos contratos, e que todas as cláusulas e detalhes são previamente aprovados por eles. Além disso, todas as promoções são opcionais, podendo os restaurantes removê-las a qualquer momento. Caso tenham dúvidas ou preocupações, os restaurantes devem entrar em contato diretamente com seus gerentes de conta na Keeta, que oferece suporte presencial dedicado aos parceiros, além de canais on-line disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

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