STF

Gilmar para Mendonça: ‘É impressionante a desfaçatez desse sujeito’

Em meio a bate-boca, decano ainda provocou o colega, dizendo que ele "pode chorar"

Publicidade
Carregando...

Os ministros Gilmar Mendes e André Mendonça voltaram a bater boca na tarde desta terça-feira (15/9), em meio ao clima de tensão no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) na sessão extraordinária marcada para discutir um possível processo contra o ministro Alexandre de Moraes pela relação com o banqueiro Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

A discussão veio após breve fala do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que admitiu ter se encontrado com Vorcaro em abril de 2024 e participado de uma ligação telefônica com ele.

Na sequência, André Mendonça falou: “Eu tento ser justo. Ninguém gostaria de estar aqui. Eu estou aqui por dever de ofício. Nós podemos avaliar se não deveria ter feito isso, talvez, hoje, conhecendo os fatos…”.

A fala causou irritação em Gilmar Mendes, que levantou a voz e interrompeu o colega. “É impressionante que uma pessoa da estatura do Paulo Gonet sofra esse tipo de ilação. Isso sim é leviandade! Isso sim é leviandade. Um sujeito investido de um sentimento policialesco”.

“É impressionante a desfaçatez desse sujeito”, completou o decano. Mendonça retrucou, gritando: “A desfaçatez de vossa excelência! Me respeite!”.

Gilmar não deixou barato e provocou: “Pode chorar”. “Não estou chorando. Aqui não tem choro, não!”, respondeu o outro magistrado.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

O ministro Flávio Dino pediu a palavra e criticou o presidente do Supremo, Edson Fachin, por marcar uma “sessão desastrada” em meio à crise. Então, pediu vista, ou seja, mais tempo para análise do caso, na intenção de paralisar o tenso julgamento.

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay