
Saiba o que significa Jack, gíria usada por Marçal para provocar Datena
Gíria foi usada em letra de ‘Vida loka pt 1’ dos Racionais MC’s
Mais lidas
compartilhe
Siga noAo provocar Datena (PSDB) durante o debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB) usou o termo “jack”. Ele se referia à denúncia de assédio sexual que a repórter Bruna Drews fez contra o apresentador José Luiz Datena, em 2019. Após a provocação, o jornalista atirou uma cadeira contra o ex-coach.
"Tem alguém aqui que é ‘jack’. É alguém que responde por assédio sexual. Essa pessoa dá pena", provocou Marçal. Jack é uma gíria usada nas penitenciárias brasileiras para se referir a quem pratica crimes sexuais.
A palavra tem origem em um assassino em série que atuou em Londres no final do século 19, que matava mulheres e retirava suas tripas. O serial killer, que nunca teve sua identidade revelada, entrou no imaginário popular, especialmente após o filme “A volta de Jack, o estripador”.
16/09/2024 - 12:03 Saiba o que indica a pulseira usada por Marçal no hospital 16/09/2024 - 12:37 Sargento Rodrigues sobre Luísa Barreto: ‘mão de ferro’ 16/09/2024 - 13:00 Vídeo: Nunes tentou apartar briga de Marçal e Datena
Não se sabe exatamente como “estripar” virou “estuprar”, dando significado para a gíria. No entanto, dentro da cadeia, os jacks tendem a ser excluídos do convívio com outros presos.
A gíria foi usada pelos Racionais MC’s, em “Vida loka pt. 1”: “Até Jack, tem quem passa um pano”. Marçal fez outra referência ao grupo de Mano Brown, citando versos da música "Diário de um detento". Durante a provocação, ele disse que "os playboys da cidade de São Paulo" não entenderiam o que iria falar, enquanto os "da quebrada" saberiam do que se tratava. "Homem é homem, mulher é mulher/ Estuprador é diferente, né?”, completou.
Em seguida, ele chamou Datena de jack. “Foi uma acusação que a Polícia não viu provas nenhuma, nem investigou. O MP arquivou o processo. A pessoa que me acusou se retratou publicamente em cartório, pediu desculpas para mim e para minha família. Foi um desgaste grande para a minha família, ser acusado de um crime destes é terrível, e o Pablo Marçal continua sendo ladrãozinho de banco devidamente acusado e condenado", respondeu Datena.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Mais para frente, após muitas trocas de farpas, o coach chamou o oponente de “arregão”, que respondeu com uma cadeirada. Datena foi expulso do debate e Marçal levado ao hospital.