Novos secretários foram oficializados nesta terça-feira (2/4) -  (crédito: Prefeitura de Belo Horizonte)

Novos secretários foram oficializados nesta terça-feira (2/4)

crédito: Prefeitura de Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) oficializou, nesta terça-feira (2/4), as exonerações dos quatro secretários municipais da capital mineira indicados pelo secretário de Estado do Governo, Marcelo Aro (PP). Os nomes dos substitutos já foram oficializados e publicados no Diário Oficial do Munícipio (DOM), na manhã de hoje (2/4).

 

Com exceção do novo secretário de Governo, a prefeitura nomeou interinos para comandar as pastas. O novo secretário é o ex-deputado estadual Anselmo José Gomes Domingos. Ele substitui Castellar Guimarães Neto. Domingos atuou por dois mandatos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), entre 2011 e 2019. 

 

Confira as mudanças

Secretaria Municipal de Governo:


Exonerado: Castellar Modesto Guimarães Neto

Nomeado: Anselmo José Gomes Domingos

 

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico:

 

Exonerado: Fernando Campos Motta

Nomeada (interinamente): Chyara Sales Pereira


Secretaria Municipal de Meio Ambiente:


Exonerado: José Reis Nogueira de Barros

Nomeado (interinamente): Gelson Antônio Leite

Secretaria Municipal de Educação:


Exonerada: Roberta Rodrigues Martins Vieira

Nomeada (interinamente): Fernanda de Siqueira Neves

 

Mudanças

A mudança de secretários acontece em meio às últimas acomodações partidárias visando as eleições municipais em outubro e foi antecipada pela coluna Além do Fato, do Estado de Minas.

 

Em entrevista coletiva após a reunião, Aro e o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), garantiram que o movimento não significa ruptura política e que os vereadores da chamada "família Aro" seguirão como base governista no Legislativo.


O secretário do Governo Zema atribui a mudança à pressão do PSD sobre Fuad e divergências entre os rumos de seu partido, o PP, e a legenda do atual prefeito. Segundo ele, seu grupo político ainda não está definido sobre quem apoiará nas eleições municipais, mas o suporte à recondução de Fuad segue na mesa de discussão.

 

Na semana passada, Fuad esteve em Brasília com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Nome forte da legenda, o senador teria pedido a saída dos indicados de Aro do secretariado de BH como contrapartida para o apoio pessedista à campanha pela reeleição do prefeito da capital mineira.

 

(Com informações Bernardo Estillac)