Ao menos seis nomes devem concorrer nas eleições municipais de Uberaba este ano       -  (crédito: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)

Ao menos seis nomes devem concorrer nas eleições municipais de Uberaba este ano

crédito: Prefeitura de Uberaba/Divulgação

A rivalidade que marcou a campanha eleitoral pela Prefeitura de Uberaba em 2020 deve ser reeditada nas eleições deste ano. No segundo dia da série sobre a pré-campanha em três das mais importantes da mesoregião compreendida pelo Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba, o Estado de Minas mostra como está o cenário atual no segundo maior município da região. Nos próximos fins de semana, a série prossegue abordando a pré-campanha em outros grandes colégios eleitorais mineiros.

Em Uberaba, com 337 mil habitantes, a atual prefeita é candidata à reeleição. Elisa Araújo (Solidariedade), derrotou Tony Carlos (então no PTB e hoje no MDB) no segundo turno das eleições de 2020, com 57,36% dos votos, e encerra neste ano seu primeiro mandato.

Os dois devem se enfrentar novamente nas urnas em outubro e, em cenário de pré-campanha, travam embate com outros quatro nomes: dois ex-prefeitos da cidade, Paulo Piau (PSDB) e Anderson Adauto (PcdoB); o ex-deputado federal Franco Cartafina (PP) e o engenheiro civil e ex-vereador Samir Cecilio Filho (PL).

Em entrevista ao Estado de Minas, a atual prefeita, Elisa Araújo, disse que a sua reeleição é um desejo tanto dela como do grupo político que faz parte.

“Sinto que é uma vontade também de muitos uberabenses para que a gente continue avançando. Nesses anos, primeiro colocamos a casa em ordem, organizamos, e começamos a avançar com o Programa Asfalto Novo, com a captação de água do Rio Grande na limpeza da cidade, além das diversas obras. Sabemos que temos um grande desafio pela frente, que é melhorar a saúde. Os gargalos existem, temos ciência e seguimos trabalhando para saná-los”.

 


Após ser derrotado pela atual prefeita no segundo turno da última eleição, o jornalista e ex-deputado estadual por dois mandatos Tony Carlos é o nome lançado pelo MDB como pré-candidato para tentar novamente a Prefeitura de Uberaba. Ele recorda os quase 64 mil votos recebidos no último pleito, o apoio do partido e de suas lideranças no estado como pontos que fortalecem sua nova tentativa ao Executivo.

“Eu estou na condição oficial de pré-candidato a prefeito de Uberaba. Além do desejo pessoal de ser prefeito da minha cidade, eu preciso reconhecer também o desejo do uberabense. Ninguém ganha sozinho e eu tenho tido apoio de membros do MDB, de deputados e inclusive do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado Tadeu Leite”, afirmou.

“Braçadeira de capitão”

O MDB esteve no comando de Uberaba entre 2013 e 2019 quando Paulo Piau, hoje no PSDB, venceu duas disputas consecutivas. Recém-chegado ao time dos tucanos, o ex-prefeito é pré-candidato à eleição neste ano na tentativa de retomar o Executivo da cidade. À reportagem, ele afirmou que faz parte de um grupo que tem a maioria dos componentes de seus dois mandatos.

 

 

“Além do mais estamos organizando uma frente de oposição da qual participa o ex-deputado federal Franco Cartafina e o ex-deputado estadual Tony Carlos. Junto a nós estão inúmeras lideranças políticas, classistas, comunitárias e da sociedade civil como um todo. Todos vamos estar em campo para jogar. Agora, o jogador que vai colocar a braçadeira de capitão, será definido no mês de abril. Contamos hoje com seis partidos e com o final da ‘janela partidária’, no início de abril, saberemos o quadro real de candidatos a vereador. Mas o quadro de candidaturas hoje já é bastante musculoso”, destacou.

“Ninguém ganha sozinho e tenho tido apoio de membros do MDB, de deputados e inclusive do presidente da ALMG), o deputado Tadeu Leite”

Tony Carlos (MDB), pré-candidato

Citado por Piau, o ex-deputado federal (2019/2022), Franco Cartafina, afirma estar construindo o diálogo em Uberaba, trabalhando e buscando viabilizar o seu nome. “Me sinto pronto e preparado. Tenho experiência, trânsito político no estado e no governo federal. Temos muito serviço prestado pela cidade e muita energia e vigor de um jovem de 37 anos. Conheço as dores da cidade e infelizmente nesses últimos anos Uberaba tem regredido muito como por exemplo nos índices da saúde”.


Polarização nacional tem reflexos na cidade

Anderson Adauto, nome do PCdoB, tenta retornar à Prefeitura de Uberaba após dois mandatos exercidos entre 2005 e 2013. Para isso, precisa ter sucesso em reverter decisão da Justiça que o tornou elegível em 2012 por improbidade administrativa. Ele já foi deputado estadual pelo PL, deputado federal pelo PMDB e ministro dos Transportes no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“E se der certo e se eu tiver condições (...) no nosso campo não tem nenhum nome em Uberaba, o chamado campo do Lula; eu estou sendo muito demandado para eu ser o candidato deles e então vamos ver o que vai dar”, disse, destacando ser o nome mais à esquerda entre os possíveis concorrentes.

“Sabemos que temos um grande desafio pela frente, que é melhorar a saúde. Os gargalos existem, temos ciência e seguimos trabalhando para saná-los”

Elisa Araújo (Solidariedade), prefeita

Do outro lado, o PL tem como pré-candidato o engenheiro civil e ex-vereador, Samir Cecílio Filho. “Aceitei o honroso convite do PL para sair como pré-candidato a prefeito de Uberaba, por entender não somente a importância estratégica das eleições deste ano, bem como a importância de Uberaba ter uma candidatura conservadora de direita e que vai defender e praticar suas pautas. Do ponto de vista administrativo vamos, com toda nossa experiência e formação da melhor equipe de trabalho, buscar oferecer para nossa cidade o melhor projeto de crescimento e desenvolvimento aliado às melhores práticas administrativas”.

Jair Bolsonaro (PL) foi vencedor em Uberaba nas eleições presidenciais em 2018 e 2022. Na disputa contra Fernando Haddad (PT), o ex-presidente conseguiu 65,62% dos votos no 2º turno. Quatro anos depois, contra Lula, a margem diminuiu, com o nome da direita sendo escolha de 54,02% dos eleitores.

 

Últimas eleições em Uberaba

  • 2012 - 2º Turno (Prefeitura)
    Paulo Piau (PMDB): 51,36% - 79.752 votos (Eleito)
    Lerin (PSB): 48,64% - 75.541 votos

 

  • 2016 - 1º Turno (Prefeitura)
    Paulo Piau (PMDB): 55,30% - 75.251 votos (Eleito)
    Lerin (PSB): 25,72% - 34.998 votos
    Wagner Junior (PTC): 15,94% - 21.687 votos

 

  • 2020 - 2º Turno (Prefeitura)
    Elisa Araújo (Solidariedade): 57,36% - 85.990 votos (Eleita)
    Tony Carlos (PTB): 42,64% - 63.932 votos

 

  • 2018 - (Presidente)
    Jair Bolsonaro (PSL): 65,62% - 106.569 votos
    Fernando Haddad (PT): 34,38% - 55.842 votos

 

  • 2022 - (Presidente)
    Jair Bolsonaro (PL): 54,02% - 98.568 votos
    Lula (PT): 45,98% - 83.899 votos