Na semana passado, José Dirceu afirmou que a direita

Na semana passado, José Dirceu afirmou que a direita "está ganhando" a disputa política e cultural no Brasil

crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press

Ex-ministro da Casa Civil no primeiro governo Lula, José Dirceu afirmou que não subestimaria Michelle Bolsonaro como candidata à Presidência da República em 2026. Na avaliação dele, mesmo estando inelegível por oito anos, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) poderia impulsionar o candidatura da esposa e ex-primeira-dama ou de outros nomes conhecidos na política, como o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), ou o de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).

“Eu não subestimaria a Michelle como candidata, porque o Bolsonaro tem uma natureza duma força, o Bolsonaro elegeu senadores, o Tarcísio foi eleito [governador] em São Paulo”, disse Dirceu, em entrevista à CNN nesta quinta-feira (25/1).

“Mas precisa ver quais partidos vão com Bolsonaro. Será que o PL, o PP, o PSD, o União Brasil vão junto? É muito improvável que isso aconteça. Então também não é tão simples”, emenda Dirceu.

O ex-ministro também avaliou ser necessário que a esquerda permaneça unida diante dos movimentos da oposição. “Nós precisamos manter o Brasil, um projeto para o Brasil, uma coisa ampla, que envolve setores empresariais, que a gente consiga, principalmente, envolver a juventude brasileira, as classes médias, os empreendedores brasileiros”, ressalta.

Na semana passado, Dirceu afirmou que a direita "está ganhando" a disputa política e cultural no Brasil e defendeu uma "atualização política, teórica e de organização" para o Partido dos Trabalhadores (PT).