Primeiro grupo de brasileiros repatriados dos territórios palestinos ocupados por Israel chegou à Base Aérea na manhã de ontem: alívio e segurança -  (crédito: Divulgação João Risi / PR)

Primeiro grupo de brasileiros repatriados dos territórios palestinos ocupados por Israel chegou à Base Aérea na manhã de ontem: alívio e segurança

crédito: Divulgação João Risi / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de almoço de Natal, nesta segunda-feira (25/12), com repatriados da Faixa de Gaza, que chegaram ao Brasil no último sábado (23/12). O evento será realizado no Hotel de Trânsito da Base Aérea de Brasília, onde eles estão hospedados desde que chegaram no avião das Força Aérea Brasileira (FAB).

Leia também: Lula em pronunciamento de Natal: 'O Brasil voltou a ter um governo de verdade'

Assim que chegaram ao solo brasileiro, os repatriados receberam atendimento médico, psicológico, tomaram vacinas e continuaram processo de documentação para permanecer no país.

O governo federal fez esforço para que os repatriados conseguissem encontrar os familiares até o Natal, porém, alguns seguem na capital federal.

Leia também: Lula deseja 'feliz Natal' e pede 'Brasil mais unido' após 'ódio dividir o país'

 

Ao todo, desembarcaram 30 pessoas - 14 brasileiros e 16 familiares palestinos. Nove deles conseguiram embarcar para seus destinos finais - três foram com voo da FAB até o Rio de Janeiro e outros seis embarcaram em voos comerciais para Vitória, São Paulo e Salvador.

Os outros 21 repatriados irão participar do almoço com o presidente e seguirão com assistência do governo federal até terem destino definido.