Em 2021, mulheres no quilombo Manzo de diferentes gerações celebraram os 50 anos do Dia da Consciência Negra
 -  (crédito: Leandro Couri/EM/D.A Press)

Em 2021, mulheres no quilombo Manzo de diferentes gerações celebraram os 50 anos do Dia da Consciência Negra

crédito: Leandro Couri/EM/D.A Press

FOLHAPRESS - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta quinta-feira (21/12) uma lei que torna feriado nacional o dia de Zumbi e da Consciência Negra, em 20 de novembro.

 

A data já era feriado em seis estados e muitos municípios brasileiros. A lei sancionada deve ser publicada na edição desta sexta (22/12) no Diário Oficial da União.

 

Leia também: Força-tarefa do governo federal vai socorrer cidades atingidas pela seca em Minas

 

A data é celebrada no dia 20 de novembro, em alusão à morte de Zumbi dos Palmares, que era líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores do período do Brasil colonial.

 

 

A data já era considerado feriado em seis estados brasileiros e cerca de 1,2 mil cidades, segundo a Presidência da República.

 

"Com a sanção presidencial, esse marco passa a integrar o calendário nacional, consolidando mais um importante aceno público em prol da valorização da história e das raízes culturais da população brasileira", informou a Presidência, em nota.

 

Feriado nacional

 

O projeto de lei prevendo o feriado nacional foi aprovado no fim de novembro pela Câmara dos Deputados. A pauta era uma prioridade da recém-criada bancada negra da Casa.

 

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) orientou, na ocasião, o voto favorável pelo governo afirmando que o Executivo reconhece historicamente que Zumbi dos Palmares "foi um dos maiores democratas que nós encontramos na luta de um povo por sua liberdade". "Não é apenas um feriado qualquer, é uma história do Brasil", completou.