Presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa para apoiadores durante evento do Partido dos Trabalhadores em Brasília -  (crédito: Reprodução)

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa para apoiadores durante evento do Partido dos Trabalhadores em Brasília

crédito: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, durante a abertura da Conferência Eleitoral PT 2024 nesta segunda-feira (11/12), a comunicação da legenda com a sociedade.

"Temos que nos perguntar porque um partido que nos discursos pensa que tem toda verdade do planeta só conseguiu eleger 70 deputados", afirmou Lula para uma plateia de mais de 5 mil pessoas, segundo o partido, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Entre os 513 deputados federais, o PT elegeu apenas 69 nas eleições de 2022. Os estados com maior número de parlamentares eleitos da sigla são São Paulo (11), Minas Gerais (10) e Bahia (7).

Acre, Amapá, Amazonas, Tocantins, Roraima, Rondônia, Sergipe e Mato Grosso não têm nenhum petista entre seus representantes na Câmara dos Deputados.

"Por que tão pouco se a gente é tão bom? Porque tão pouco se a gente acha que a gente poderia ter muito mais? É preciso que a gente comece a encontrar a resposta dentro de nós. Será que estamos falando aquilo que o povo quer ouvir de nós? Será que estamos tendo competência para convencer o povo das nossas verdades?", questionou o presidente.

Leia também: Promessas de diversidade do governo Lula ficam em segundo plano

No palco, enquanto Lula discursava, estavam, entre outros, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB); a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ); senador Jaques Wagner (PT-BA); entre outros políticos.