A falta de água coincidiu com a onda de calor que terminou no último domingo (19/11) -  (crédito: Redes Sociais/Reprodução)

A falta de água coincidiu com a onda de calor que terminou no último domingo (19/11)

crédito: Redes Sociais/Reprodução

A comitiva de deputadas e vereadoras que foi cobrar a falta de água em alguns bairros de Belo Horizonte foi barrada na porta da Copasa nesta terça-feira (21/11). Bairros como Morro do Papagaio, Taquaril e Jardim Alvorada, além de algumas cidades da Região Metropolitana, registraram o problema nos últimos dias.

As deputadas estaduais Bella Gonçalves (Psol-MG) e Andréia de Jesus (PT-MG), membros da Comissão de Direitos Humanos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), lideravam a comitiva. 'Viemos aqui hoje para cobrar da Copasa, pedir informações e reivindicar o fornecimento de água nas periferias que estão sem água na Região Metropolitana de Belo Horizonte', explicou Bella.

As parlamentares estavam acompanhadas da Defensoria Pública, da vereadora de Contagem Moara-Saboia (PT), da assessoria da vereadora de Belo Horizonte Isa Lourença (PSOL) e também do Sindágua. 'Até o momento, estamos na porta e ainda não fomos recebidas pela Copasa. É importante ressaltar que a visita foi previamente agendada e que estamos aqui como autoridades públicas fiscalizadoras do poder executivo', acrescentou Bella Gonçalves.

Segundo a deputada, a Polícia Militar também compareceu ao local para acompanhar os trabalhos.

A escassez de água coincidiu com a onda de calor que terminou no último domingo (19/11). Em um comunicado enviado à imprensa, a Copasa informou que as altas temperaturas e a baixa umidade, observadas nos últimos dias, excederam as variações sazonais normalmente vistas neste período do ano, afetando significativamente o fornecimento de água.

A Copasa enviou uma nota sobre o assunto. Confira na íntegra:

"A Copasa informa que em nenhum momento barrou a entrada das deputadas Bella Gonçalves e Andreia de Jesus nas dependências da empresa. A reunião que as deputadas alegam ter sido agendada não foi confirmada, sendo as mesmas informadas que, por questões de agenda, não seria possível recebe-las hoje. Ainda assim, a direção da empresa solicitou que uma equipe parasse a suas atividades para atende-las.

A Companhia esclarece que, como regra de segurança, todos os visitantes devem estar previamente agendados, com os nomes e o número do CPF cadastrados na recepção da empresa, antes de acesso. As deputadas em questão chegaram na Copasa, sem agendamento prévio, juntamente com uma comitiva do bairro Izidora, conjunto de comunidades cujos clientes não possuem ligações regulares da empresa. Apesar de estar com obras de implantação de redes de abastecimento e esgotamento no Izodora, os moradores ainda têm acesso à água da companhia por meio de ligações clandestinas.

A comitiva foi atendida e ouvida pela equipe da Copasa, que está sensível com as reivindicações das comunidades."