Suplemento 'O Mantiqueira' estreia com debate na Livraria Jenipapo
Publicação gratuita reúne textos e imagens sobre memória, identidade e história a partir da Serra da Mantiqueira
compartilhe
SIGA
O número zero do suplemento cultural "O Mantiqueira" será lançado na próxima terça-feira (21/10), às 19h, na Livraria Jenipapo, em Belo Horizonte. A publicação, que remete aos antigos cadernos dominicais de cultura, é uma iniciativa do Carde - Museu de Arte, Design e História, ligado à Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA), em parceria com o Projeto República da UFMG, coordenado pela professora Heloisa Starling.
A primeira edição, gratuita, propõe refletir sobre história, memória e construção de identidades regionais a partir da Serra da Mantiqueira. Reunindo ensaios, entrevistas e reportagens, o projeto busca olhar para o século 21 a partir do território e das narrativas que moldam o país.
Leia: Novo suplemento literário começa com Silviano Santiago e Lilia Schwarcz
Entre os temas abordados estão a relação entre memória e espaço, a ocupação caipira e o papel do homem na construção do território. A edição traz também uma entrevista com o historiador Evaldo Cabral de Mello, um ensaio sobre Heitor dos Prazeres e textos que tratam de democracia, ascensão do nazismo e desafios contemporâneos do Brasil.
O lançamento integra o ciclo República Jenipapo - debates em praça pública e contará com a presença de Lívia Baião, diretora do museu virtual Rio Memórias; Arthur Starling, designer e ilustrador; Aline Monte Sião, do Carde; e Heloisa Starling, da UFMG.
A edição zero será distribuída pela editora Autêntica gratuitamente em livrarias, escolas e universidades, além de estar disponível para download online.