
Brasileiros resgatados do Líbano chegam a São Paulo
Retirados da região de conflito entre Israel e o Hezbollah, os repatriados foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Mais lidas
compartilhe
Siga noO avião da Força Aérea Brasileira com 229 passageiros resgatados do Líbano pousou na manhã deste domingo (6/10) na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos. Os passageiros foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A aeronave KC-30, proveniente de Lisboa, chegou às 10h. Esse é o primeiro voo da Operação Raízes do Cedro, planejada para repatriar brasileiros que estão no Líbano, em meio ao conflito entre Israel e o grupo extremista Hezbollah.
O resgate dos brasileiros no Líbano foi autorizado pelo presidente Lula no último dia 30. Dois dias depois, na última quarta-feira, uma aeronave KC-30 da FAB deixou a Base Aérea do Galeão com destino a Lisboa, em Portugal. Ontem, o avião militar prosseguiu para o aeroporto de Beirute, onde teria uma janela de poucas horas para resgatar os brasileiros.
02/10/2024 - 09:29 Como funcionará repatriação de 3 mil brasileiros que fogem de guerra no Líbano 02/10/2024 - 11:01 Exército israelense anuncia sua primeira baixa nos combates no Líbano 03/10/2024 - 06:31 Exército israelense diz que matou 15 membros do Hezbollah no Líbano
Inicialmente, o embarque dos repatriados estava previsto para ocorrer na sexta-feira. Mas por razões de segurança — a região do aeroporto de Beirute está sob ataque das forças israelenses - a operação foi adiada para ontem.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
O avião da FAB com os repatriados decolou de Beirute, às 13h18 de ontem. Entre os 229 passageiros resgatados, há 10 crianças de colo. Uma equipe multidisciplinar está a bordo para realizar atendimentos médicos e psicológicos aos passageiros ainda dentro da aeronave. "A equipe está realmente preparada para tratar de qualquer que seja o problema de saúde que eles venham a apresentar durante o voo", explicou o major Lopes, médico.