Mãe da vítima denunciou o episódio à polícia e relatou que a filha sofreu agressões e xingamentos racistas -  (crédito: TV Globo / Reprodução)

Mãe da vítima denunciou o episódio à polícia e relatou que a filha sofreu agressões e xingamentos racistas

crédito: TV Globo / Reprodução

Uma menina de 12 anos foi pisoteada e xingada por cinco alunos do ensino fundamental de uma escola localizada em Novo Horizonte, no interior de São Paulo.

 

A mãe da vítima denunciou o episódio à polícia e relatou que a filha sofreu agressões e xingamentos racistas, além de ter sido atacada com terra e fezes de gato. Um boletim de ocorrência foi aberto em 11 de março, por preconceito de raça e cor. Segundo a denúncia, a vítima, que tem pele negra e os cabelos trançados, teria sido jogada no chão.

 

"Eu queria que as crianças entendessem o quanto isso dói e o tanto que faz mal para a outra pessoa essas brincadeiras. Isso daí não é brincadeira", lamentou a mãe.

Ela defende que as escolas deveriam tomar providências de conscientização nesses casos, como palestras com os estudantes, mesmo acreditando que tais medidas tenham pouco impacto devido ao racismo ser um problema muito arraigado. "Eu queria que os pais tivessem mais responsabilidade sobre os atos dos seus filhos, na verdade", desabafa.

 

A mãe solicitou medida protetiva para a filha, que foi concedida pela Justiça. Com isso, os cinco alunos estão proibidos de se aproximar e devem ficar a 100 metros de distância da menina. Na delegacia, a vítima prestou depoimento e disse que não foi a primeira vez que foi agredida.

 

“Essa providência visa a segurança da vítima, para que ela não sofra mais essas agressões. Essa foi a primeira vez que ela foi agredida fisicamente, por isso, ela só requereu a medida agora” explicou a advogada da família, Kelly Randolf.

 

O Correio entrou em contato com a escola onde aconteceu o caso, mas ainda não teve resposta.

 

*Estagiária sob a supervisão de Priscila Crispi