Transmissão foi ao ar pela TV Aparecida em 19 de novembro, data na qual é celebrado o Dia Mundial dos Pobres -  (crédito: Thiago Leon/CNBB/Reprodução)

Transmissão foi ao ar pela TV Aparecida em 19 de novembro, data na qual é celebrado o Dia Mundial dos Pobres

crédito: Thiago Leon/CNBB/Reprodução

Parte de uma missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo, começou a repercutir nas redes sociais na última segunda-feira (27/11). Isso porque o arcebispo Dom Orlando Brandes dedicou um momento da celebração pedindo aos “pobres” presentes no Santuário que se levantassem.

A transmissão foi ao ar pela TV Aparecida em 19 de novembro — data na qual é celebrado o Dia Mundial dos Pobres, conforme instituiu o Papa Francisco, para despertar a consciência solidária e, consequentemente, diminuir as desigualdades sociais. A missa também marcou o encerramento do 2º Congresso Bíblico de Aparecida.

“Tenho uma saudação muito especial. Hoje é o Dia Mundial dos Pobres. Então, eu vou pedir que os pobres que estão aqui se levantem. Vocês, pobres, levantem-se aí”, iniciou o arcebispo, que, em seguida, apontou para os fiéis. Na sequência, o religioso pediu ajuda: “Irmã, peça a eles para se levantarem aí. Vamos saudá-los com uma salva de palmas”, disse Dom Orlando. “Vocês têm fome do estomago e, diante disto, muitos ajudam. Mas vocês têm fome de afeto, vocês precisam ser olhados, como diz o Papa”, completou o arcebispo. Assista:

Apesar do contexto que acompanha a fala do arcebispo, usuários das redes sociais têm realizado uma série de comentários, a maioria em tom de humor. “Humilhados já foram, agora é só aguardar o dia da exaltação”, comentou um internauta. “Eu ia fingir que não era comigo”, brincou outro. “Até eu levantei aqui pra receber a bênção”, escreveu outra pessoa.

Quem é Dom Orlando Brandes?

Dom Orlando Brandes nasceu em 13 de abril de 1946 em Urubici, em Santa Catarina. Em 1968, ele concluiu o curso de Filosofia na Universidade Católica de Petrópolis. Depois, desenvolveu seus estudos teológicos na Pontifícia Universidade Gregoriana e na Academia Alfonsiana, em Roma, na Itália, quando, em 1973, especializou-se em Teologia Moral.

Em 9 de março de 1994, ele foi nomeado pelo Papa João Paulo II como o terceiro bispo da Diocese de Joinville. Em 2006, o Papa Bento XVI nomeou Dom Orlando como quarto arcebispo da Arquidiocese de Londrina. Já em 2016, Dom Orlando se tornou o quinto arcebispo da Arquidiocese de Aparecida. A cerimônia de posse ocorreu em janeiro do ano seguinte.