Nesse domingo (12/11), a movimentação foi intensa nas praias da cidade do Rio; e calor hoje aumentou -  (crédito:  Felix Averbug/Futura Press/Folhapress)

Nesse domingo (12/11), a movimentação foi intensa nas praias da cidade do Rio; e calor hoje aumentou

crédito: Felix Averbug/Futura Press/Folhapress

A sensação térmica em Guaratiba, na zona oeste do Rio, era de 52,7ºC às 8h (horário de Brasília), segundo o sistema Alerta Rio, da prefeitura carioca.

Bairro da zona oeste do Rio registrou maior temperatura e maior sensação térmica da cidade nesta manhã. Fazia 36 ºC, mas a sensação térmica era de 52,7 ºC.

Sensação térmica leva em conta umidade e outros fatores para calcular uma média de como a população está se sentindo. Se a temperatura é um número exato, a sensação é subjetiva, varia de pessoa para pessoa e de acordo com o que se veste. O número é uma estimativa geral.

Maior sensação térmica neste domingo (12) foi registrada em Irajá, na zona norte, às 13h55. Quem estava lá, sentia um calor de 50,5 ºC. A região também bateu o recorde de maior temperatura do ano no município, de 42,5 ºC.

Onda de calor pelo país foi classificada como "perigosa" pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O nível é o intermediário entre os três previstos na escala de grau de severidade do instituto para fenômenos meteorológicos (perigo potencial, perigo e grande perigo).

COMO LIDAR COM O CALOR INTENSO

Mantenha-se hidratado. O suor excessivo leva à perda de substâncias que são importantes para o corpo humano, como sais e eletrólitos, podendo causar problemas renais. Além disso, bebidas geladas ajudam o corpo a se resfriar em situações de calor intenso;

Evite a exposição ao sol nos horários mais quentes. O calor interno aumenta a vasodilatação, diminuindo ainda mais a pressão. Pessoas com a pressão baixa podem sentir tonturas e até desmaiar;

Não se exercite quando a temperatura estiver alta. Ao praticar exercícios, o corpo tem uma produção muito intensa de calor, o que pode gerar grandes danos.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas. Elas inibem a produção do hormônio antidiurético e ajudam na desidratação. Se for beber, tome água junto.

Faça refeições leves e de fácil digestão. Inclua legumes, vegetais e frutas que contenham bastante água em sua composição. Evite alimentos que demandam muita energia para serem digeridos, como gorduras e carnes pesadas, porque geram ainda mais calor ao corpo;

Use roupas frescas, de cores claras e tecidos respiráveis.