Pelo menos 13 pessoas morreram, e 98 ficaram feridas, neste domingo (28/12) em um acidente de trem no estado de Oaxaca, no Sul do México, informaram as autoridades.
O trem, com 250 pessoas a bordo, havia partido de Salina Cruz, em Oaxaca, na costa do Pacífico, e seguia para Coatzacoalcos, no estado de Veracruz, no Golfo do México.
Leia Mais
"Em decorrência deste acidente, 139 pessoas estão fora de perigo, 98 ficaram feridas (...), e, lamentavelmente, 13 pessoas perderam a vida", disse em comunicado a Marinha do México, que opera a linha ferroviária.
Mais cedo, a Marinha havia indicado um "acidente ferroviário na altura de Nizanda, Oaxaca". "Ocorreu o descarrilamento da locomotiva principal" do trem, detalhou.
Também disse que estava colaborando com as autoridades de transporte para "determinar as causas dos fatos" e recuperar a operacionalidade da ferrovia.
Trem interoceânico
O trem fazia a rota do chamado Corredor Interoceânico do Istmo de Tehuantepec, que liga o Golfo do México ao Pacífico e costuma transportar carga e passageiros. A via foi inaugurada em 2023.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Trata-se de uma das obras de infraestrutura mais importantes do governo do ex-presidente Andrés Manuel López Obrador (2018-2024), como parte de uma estratégia para impulsionar o desenvolvimento econômico no sudeste do México.
