EUA devastaram programa nuclear iraniano, reforça secretário
Estados Unidos lançaram ataques de precisão contra três instalações nucleares iranianas no sábado (21/6)
compartilhe
Siga no
O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, alertou que qualquer retaliação do Irã contra os Estados Unidos será combatida com maior força. "Como Trump disse, os EUA não querem guerra, mas vamos agir decididamente quando os nossos interesses forem ameaçados", frisou, em entrevista coletiva neste domingo (22/6). As forças norte-americanas lançaram ataques de precisão contra três instalações nucleares iranianas no sábado (21/6): Fordo, Natanz e Isfahan.
Pete afirmou que os Estados Unidos devastaram o programa nuclear iraniano. "Irã não deve ter uma arma nuclear. Graças ao comprometimento de Trump da paz através da força as ambições do Irã foram destruídas", disse.
O general Dan Caine, chefe das forças do Estado-Maior, citou que a missão de ataque ao Irã, nomeada de Midnight hammer, foi confidencial. "Poucas pessoas em Washington sabiam dos detalhes do plano", frisou o militar. Ele também explicou que os ataques norte-americanos contaram com bombardeiros B-2 (capazes de transportar as cargas úteis mais pesadas dos Estados Unidos, incluindo a bomba antibunkers GBU-57) e mísseis lançados por submarinos.
No sábado (21/6), o presidente Donald Trump destacou que "se a paz não chegar logo, os Estados Unidos vão perseguir outros alvos com precisão, velocidade e habilidade". "Haverá paz ou haverá uma tragédia para o Irã muito maior do que a que testemunhamos nos últimos oito dias", citou.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, declarou, neste domingo (22/6), que os Estados Unidos e Israel "decidiram lançar pelos ares" a diplomacia, e informou que se encontrará na segunda-feira (23) com o presidente russo Vladimir Putin, em Moscou.
Com informações da AFP*