Internacional

Maduro anuncia 'debate público' sobre reforma constitucional na Venezuela

Publicidade
Carregando...

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta terça-feira que começará no próximo dia 15 de fevereiro um “debate público” sobre a reforma constitucional que ele começou a promover ao iniciar seu terceiro mandato, após eleições marcadas por denúncias de fraude.

Maduro fez o anúncio ao ler um dos artigos da Constituição atual - sancionada em 1999 - cujo conteúdo foi inspirado em seu padrinho político, Hugo Chávez (1999-2013). “Este artigo lido assim, se lhe aplicarmos um pouquinho de criatividade, poderia ser aperfeiçoado, melhorado à luz da experiência obtida”, sugeriu o presidente.

A reforma "é para ampliar a democracia venezuelana, aperfeiçoar o modelo constitucional bolivariano, desenhar a sociedade do futuro. Em terceiro lugar, traçar o modelo econômico a ser desenvolvido por todas as gerações para uma Venezuela autossustentável, de uma economia diversificada e absolutamente invulnerável a ataques externos e internos”, disse Maduro.

O presidente venezuelano anunciou no último dia 15, cinco dias após iniciar o novo mandato, a criação de uma comissão para realizar uma reforma constitucional, presidida pelo procurador-geral, Tarek William Saab, que participou da redação da Constituição atual. A reforma será submetida a um referendo neste ano, em data a ser definida.

mbj/pgf/dga/lb

Tópicos relacionados:

constituicao lei venezuela

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay