A ERA TRUMP

França defende 'medidas de retaliação' se Trump impuser novas tarifas alfandegárias à UE

"A Europa não deve ficar de braços cruzados", disse à rádio RTL Saint-Martin, ministro do Comércio francês

Publicidade

O ministro do Comércio da França, Laurent Saint-Martin, pediu nesta quinta-feira que a União Europeia prepare “medidas de retaliação” caso o presidente dos EUA, Donald Trump, cumpra sua ameaça de aumentar as tarifas sobre produtos europeus.

“A Europa não deve ficar de braços cruzados”, disse Saint-Martin à rádio RTL. “Os Estados Unidos continuarão sendo um aliado, mas devemos preparar (...) medidas de retaliação”, acrescentou, três dias após o retorno de Trump ao poder.

O líder republicano ameaçou, durante a campanha eleitoral, impor novas tarifas sobre produtos europeus se a UE não aumentasse suas compras de petróleo e gás dos EUA. Na terça-feira, ele reiterou sua advertência, sem dar mais detalhes.

Para a autoridade francesa, se Trump ainda não cumpriu essa ameaça em seus primeiros decretos, é “porque ele sabe (...) que isso terá consequências para os Estados Unidos”, incluindo “um efeito inflacionário”.

Quando os EUA aumentaram as tarifas sobre o aço e o alumínio europeus durante seu primeiro mandato (2017-2021), a UE respondeu com medidas de retaliação, aumentando as tarifas sobre produtos americanos, como as motocicletas Harley-Davidson.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

De acordo com um funcionário europeu, os 27 países do bloco estão divididos entre adotar uma abordagem “defensiva” - que consiste em aumentar as compras de gás natural liquefeito ou armas dos EUA - ou uma abordagem mais “ofensiva” com possíveis medidas de retaliação.

A UE não está sozinha na mira de Trump. Logo após retornar à Casa Branca, ele disse que queria impor tarifas de 25% sobre os produtos dos vizinhos México e Canadá a partir de 1º de fevereiro.

Tópicos relacionados:

comercio diplomacia eua franca tarifas taxas ue

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay