MUNDO

Alpinistas são resgatadas após três noites sem comida

Os itens de sobrevivência caíram de um desfiladeiro e, sem eles, elas ficaram impedidas de subir ou descer da montanha

Publicidade

Uma britânica e uma americana ficaram presas a quase 6 mil metros de altura em uma montanha do Himalaia por três dias até serem resgatadas.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

Fay Manners, da Inglaterra, e Michelle Dvorak, dos EUA, estavam escalando a montanha Chaukhamb, no norte da Índia. Na quinta-feira (3), o casal emitiu uma mensagem de pedido de socorro por um pager, e depois disso não se teve mais notícias delas.

A barraca, equipamentos de escalada e comida que levaram foram perdidos. Os itens de sobrevivência caíram de um desfiladeiro e, sem eles, elas ficaram impedidas de subir ou descer da montanha.

As autoridades indianas informaram que a operação de resgate levou 80 horas para ser concluída. A força aérea e o exército indiano participou da ação. As duas foram encontradas em segurança, mas exaustas.

As duas haviam iniciado a jornada para subir o Chaukhama no dia 27 de setembro. ''Escalamos gelo e terrenos, dormimos em algumas saliências verdadeiramente precárias e abrimos caminho com cuidado em torno de alguns blocos muito soltos'', relatou Fay Manners nas redes sociais.

Após a perda das bagagens, ela disse ter ficado arrasada. ''Ficamos arrasada que isso tenha significado o fim da nossa tentativa após tanto esforço, e sabíamos que teríamos que lidar com aquele drama já exaustas'', contou.

Fay e a companheira já tinham experiência com escalada. A britânica é, inclusive, patrocinada por marcas como The North Face. Para a aventura, as duas também tinham permissão dos órgãos locais para escalar o pico.

Tópicos relacionados:

mundo

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay