Internacional

Rússia inclui colaboradores e advogados do opositor Navalny em lista de 'terroristas'

Publicidade

A Rússia incluiu dois colaboradores próximos e dois advogados do opositor Alexei Navalny, morto em uma prisão em fevereiro, em sua lista de "terroristas e extremistas", um mês após ter incluído sua viúva, Yulia Navalnaya.

A ex-porta-voz do opositor Kira Yarmish, e Maria Pevchij, uma de suas colaboradoras próximas, ambas no exílio, foram adicionadas a este registro do serviço de inteligência financeira russo, apurou a AFP nesta sexta-feira (16).

Olga Mijailova e Alexander Fedulov, advogados do líder da oposição, que tiveram que fugir da Rússia no outono (boreal) após a prisão de três de seus colegas, também aparecem na lista. 

Três advogados que defenderam Navalny — Vadim Kobzev, Igor Sergunin e Alexei Liptser — foram detidos em outubro acusados de "extremismo" e permanecem em prisão preventiva desde então.

A viúva do opositor, que mora no exterior, apareceu em um registro de "terroristas e extremistas" em julho, dois dias após a Rússia ter emitido uma ordem de prisão contra ela por "participação em um grupo extremista".

Navalnaya prometeu que continuaria o trabalho de seu marido, rival do presidente Vladimir Putin, após a morte do opositor em uma prisão do Ártico, sob circunstâncias desconhecidas, em fevereiro de 2024.

A Justiça russa proibiu e classificou as organizações de Navalny como "extremistas" em 2021, e vários de seus colaboradores foram condenados a penas de prisão desde então.

Nos últimos anos, a repressão na Rússia levou a maioria dos principais opositores do governo à prisão ou ao exílio.

Milhares de russos também foram detidos por protestarem ou criticarem a ofensiva de Moscou na Ucrânia, muitos deles foram condenados a duras penas de prisão.

bur/lpt/hgs/eg/yr/dd

Tópicos relacionados:

justica oposicao politica russia

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay