Inundações deixam quatro mortos e afetam mais de 1 milhão de moradores na Índia
Mais lidas
compartilhe
Siga noAo menos quatro pessoas morreram na região nordeste da Índia, vítimas das inundações provocadas por chuvas torrenciais, informaram as autoridades nesta quarta-feira.
Mais de um milhão de pessoas foram afetadas pelas enchentes, segundo o governo.
As monções provocam fortes chuvas e inundações todos os anos no sul da Ásia, mas os cientistas alertam que as mudanças climáticas estão alterando os padrões do clima e aumentando o número de fenômenos meteorológicos extremos.
Ao menos 38 pessoas morreram desde maio no estado de Assam, nordeste do país, durante as fortes chuvas que provocaram inundações e deslizamentos de terra, segundo as autoridades locais.
O departamento meteorológico indiano emitiu alerta para Assam e os estados vizinhos devido ao risco de mais inundações repentinas.
As inundações provocaram danos em estradas e a Força Aérea resgatou 13 pescadores bloqueados.
Grande parte do Parque Nacional Kaziranga, que está na lista de patrimônio mundial da Unesco e abriga a maior população mundial de rinocerontes de um chifre, foi inundada.
"Os guardas florestais foram alertados", declarou à AFP Arun Vignesh, funcionário do parque. "Centenas de animais começaram a atravessar a estrada em busca de terrenos mais elevados", acrescentou.
As inundações também afetaram grandes áreas de Bangladesh, na fronteira com o nordeste da Índia.
Mais de 1,3 milhão de pessoas em Bangladesh foram afetadas pelas inundações que atingiram o nordeste do país, informou Abu Ahmed Siddique, funcionário do governo regional de Sylhe.
str-ash/pjm/fox/bc/zm/fp