Animação de 2021 circula como se mostrasse ataque aéreo do Irã a Israel em 2024
Mais lidas
compartilhe
Siga noUma animação digital foi falsamente vinculada ao ataque aéreo realizado pelo Irã contra Israel em 13 de abril de 2024. Desde então, usuários nas redes sociais compartilharam a sequência mais de 5 mil vezes, vinculando as imagens ao conflito no Oriente Médio. Porém, o material foi criado por um artista visual em outubro de 2021.
“Acabou de começar uma guerra entre Irã e Israel, onde o Irã atacou Israel severamente com vários mísseis!”, diz uma das mensagens compartilhadas noX. A sequência circula também noFacebook, noInstagrame noTikTok.
O conteúdo foi igualmente compartilhado em outros idiomas, comoinglês,espanholeárabe.
Em 13 de abril de 2024, o Irãlançoumais de 200 drones e mísseis contra Israel. Segundo o Exército israelense, os danos foram“menores”e não houve vítimas, além de tereminterceptado99% dos ataques.
A ofensiva ocorreu depois de o consulado iraniano em Damasco, na Síria, ter sidobombardeadoem 1º de abril, em um ataque atribuído ao governo israelense e no qualmorreramsete integrantes da Guarda Revolucionária.
A tensão entre os dois países aumentou desde aeclosãoda guerra na Faixa de Gaza, em 7 de outubro de 2023.
Em 14 de abril, Israelbombardeouum edifício do movimento Hezbollah no Líbano por considerá-lo um“importante centro”de produção de armas.
No entanto, o vídeo compartilhado nas redes não tem relação com o conflito.
Animação digital
Uma busca reversa usando um dos fragmentos do vídeo obtido com a ferramentaInVid-WeVerify*levou a umapublicaçãofeita no Instagram pelo perfil “@borisao_blois”, datada de 8 de outubro de 2021, que continha uma versão mais longa e mais nítida da mesma sequência.
Ver esta publicación en Instagram
Una publicación compartida por Boris (@borisao_blois)
A legenda da publicação contém a sigla“CGI”(computer-generated imagery), abreviação em inglês para Imagem Gerada por Computador. Segundo seuperfil, o usuário é um animador 3D.
O mesmo perfil também possui uma conta noYouTube, na qual se descreve como um jovem de 21 anos que produz animações.
No YouTube, o perfil também publicou umvídeomais longo em 29 de outubro de 2021 que contém a mesma sequência. Na descrição é explicado que o material é“um pequeno compilado das minhas animações pertencentes à seção da 2ª Guerra Mundial ou da Segunda Guerra Mundial”.
Uma comparação com o conteúdo original também mostra que a versão viralizada foi invertida: os aviões voam da esquerda para a direita e duas casas estão localizadas no canto inferior esquerdo.
A AFP entrou em contato com o usuário, mas não obteve resposta até o momento desta publicação.
O AFP Checamos já verificou diversos outros conteúdos a respeito doconflito israelense-palestino.
*Uma vez instalada a extensãoInVid-WeVerifyno navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.
Referências
Vídeo publicado no Instagram em 8 de outubro de 2021
Vídeo publicado no YouTube em 29 de outubro de 2021