O nadador Joseph Schooling, que ficou famoso após derrotar o lendário Michael Phelps nos Jogos do Rio 2016, e único atleta de Singapura a conquistar um ouro olímpico na história, anunciou sua aposentadoria nesta terça-feira (2).

"Hoje é o início de um novo capítulo, vou me aposentar da natação competitiva", publicou Schooling, de 28 anos, em sua conta no Instagram. "Sou muito grato por cada experiência que a natação trouxe para a minha vida", acrescentou.

Schooling foi a grande surpresa da natação dos Jogos do Rio ao superar Phelps na final dos 100m borboleta, uma prova para a qual não conseguiu se classificar para os Jogos de Tóquio, em 2021, quando seu desempenho já estava em declínio.

Em uma entrevista ao jornal Straits Times, ele admitiu que o sucesso após a façanha de superar o astro americano o fez perder o foco para a sequência de sua carreira.

"Meu erro foi pensar que aquilo duraria para sempre. Somar o ego, o orgulho e o pensamento de que você nunca vai cair é a receita da autocomplacência. Foi uma das lições que aprendi", explicou.

mba/dh/mcd/jvb/cb/aa